Cidade

CDL Petrópolis prevê crescimento tímido das vendas no Dia das Crianças

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL) divulgou o mais recente levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) sobre as expectativas de vendas para o Dia das Crianças, apontando que o volume de vendas a prazo deve registrar crescimento de apenas 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Se a projeção dos lojistas se confirmar será o resultado mais fraco dos últimos cinco anos para o varejo. Desde 2010, o setor vem desacelerando o seu ritmo de crescimento. Nos anos anteriores, as expansões foram de 3,15% (2013), 4,83% (2012), 5,91% (2011) e de 8,5% (2010).

O presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad lembra que o cenário pessimista reflete o desempenho do setor em todo o ano. “Com exceção da Páscoa, as datas significativas para o comércio em 2014 apresentaram um desempenho inferior na comparação com 2013. Foi assim no Dia das mães, com queda de 3,55%; dia dos namorados, com redução de 8,63%, muito em função da coincidência da data com a abertura da Copa do Mundo no Brasil e o Dia dos Pais, cuja queda foi de 5,09%. Agora, no Dia das Crianças não será diferente, até porque as famílias estão mais cautelosas com seus gastos o que fará com que os presentes das crianças sejam de menor valor, com menos comprometimento do orçamento”, explica Cláudio.

A manutenção dos juros em patamares elevados e a alta da inflação contribui para esse quadro conforme aponta Roque Pellizzaro Júnior, presidente da Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CNDL). Além disso, ele lembra que o varejo já não conta com os mesmos fatores macroeconômicos que ajudaram a aquecer o setor nos anos anteriores, como os altos índices de geração de emprego, expansão da renda, incentivos fiscais e a larga oferta de crédito mais barato.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).