Nesta segunda-feira (14), a Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), que continua com o projeto “Coleta Seletiva”, beneficiou os moradores do bairro Valparaíso, que já receberam os sacos plásticos que fazem parte do projeto para recolhimento do lixo diferenciado. A companhia conta com dez funcionários na distribuição das sacolas, panfletos explicativos e imãs de geladeira aos moradores.
De acordo com o presidente da Comdep, Anderson Juliano, o projeto vem dando certo nos bairros Morin e Mosela. “Estamos expandido aos poucos pelos bairros e agora chegamos ao Valparaíso. Esperamos que os moradores sejam tão recíprocos quanto os dos outros bairros. Já são mais de 250 toneladas de lixo recolhido e esse número tende a expandir cada vez mais”.
Desde que começou o projeto em junho de 2010 a companhia já recolheu 172.547 toneladas de lixo no bairro Mosela e 92.833 toneladas no Morin. De acordo com a Comdep, cerca de 85 % do lixo doméstico pode ser reciclado e o esperado é reduzir em até 30% o volume de lixo gerado no município.
O projeto Coleta Seletiva tem como objetivo recolher o lixo diferenciado das residências e encaminhá-lo para Centros de Inclusão Social (cooperativas), para que o material seja reciclado e transformado em artesanato, entre outros, possibilitando assim o reaproveitamento do material antes destinado ao aterro sanitário.
A coleta irá acontecer todas as quartas-feiras, a partir do dia 23 deste mês.