Durante a Campanha Municipal do Preventivo, realizada em outubro, 1950 mulheres realizaram o exame preventivo de colo de útero nos postos e unidades básicas de saúde de Petrópolis, de acordo com dados da Secretaria de Saúde divulgados na primeira semana de novembro.
A mobilização teve como objetivo chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção na luta contra o câncer de colo de útero, uma das doenças responsáveis pelo elevado índice de mortalidade feminina no país. O exame permite que anormalidades sejam detectadas precocemente, fazendo com que o problema seja tratado antes mesmo do surgimento da enfermidade. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, quase 16 mil exames foram feitos na rede pública de saúde neste ano.
“Conseguimos bater a meta durante a semana da campanha. Tínhamos a previsão de realizar 1200 exames e fizemos quase dois mil. Houve uma mobilização importante das mulheres. O preventivo é um procedimento rápido e muito importante, considerado a principal forma de prevenção contra o câncer no colo do útero”, alertou a coordenadora do Programa da Mulher, Fabíola Heck. O exame é oferecido em todos as unidades de saúde do município. “Quem não fez o preventivo durante a campanha pode procurar um posto e agendar. O exame deve ser feito uma vez por ano”, disse a coordenadora.