
Os vídeos produzidos por alunos da rede municipal de ensino de Petrópolis, em 2010, para a 4ª edição do Festival de Vídeo nas Escolas serão exibidos em rede nacional pela TV Escola. As cinco melhores produções audiovisuais criadas pelos estudantes serão apresentadas pelo canal entre os dias 21 e 25 de março, às 13h.
Das 150 produções apresentadas durante o festival, 15 foram selecionadas em três categorias – educação infantil, ensino fundamental, EJA (Educação para Jovens e Adultos), ensino médio e educação especial – e foram encaminhadas para a TV Escola, que escolheu os cinco melhores para serem exibidos.
Os vídeos escolhidos são das escolas: Carmem Nunes Martins, de Educação Especial Dr. Accácio Branco, Abelardo De Lamare, Stefan Zweig e Colégio Anglicano de Araras.
“A escola não forma só alunos, forma também cidadão. Estimula e aproxima o diálogo e a autoria entre alunos, professores e comunidades em um evento que reúne produções audiovisuais criados pelas próprias escolas”, diz a chamada da TV Escola sobre os vídeos realizados pelos alunos de Petrópolis.
As inscrições para o 5º Festival de Vídeo nas Escolas já estão abertas e podem ser feitas no Departamento de Audiovisual da Secretaria de Educação, que funciona no Centro de Capacitação Frei Memória. A produção é acompanhada por uma equipe de jornalismo da TV Escola.
Confira abaixo a programação:
Dia 21 – 13h
– Inclusão, Educação (E. Municipalizada Carmem Nunes Martins)
O vídeo conta a história de Wilson, um menino de 6 anos que sofre de autismo e que, graças às iniciativas e ao apoio da escola, vem se tornando cada vez mais sociável e receptivo ao afeto dos outros colegas.
Dia 22 – 13h
– Enxergar além do olhar
Produção dos alunos da E. M. de Educação Especial Dr. Accácio Branco. Apresenta as atividades educacionais desenvolvidas para que os alunos deficientes visuais possam exercer cidadania com mais confiança.
DIA 23 – 13h
– Espaço de Leitura
Produção da E. M. Abelardo De Lamare. Programa mostra como uma iniciativa da escola em transformar um banheiro abandonado em um espaço de leitura vem melhorando a relação dos alunos com a literatura.
Dia 24 – 13h
– Bullying
Produção da E. M. Stefan Zweig. A partir de uma dramatização, o programa alerta para os perigos do bullying e como a escola pode incentivar os alunos a acabarem com essa prática.
Dia 25 – 13h
– Escola – Lugar de Cidadania
Produção do Colégio Anglicano de Araras. Programa que, a partir de uma animação, levanta questionamentos a respeito do conceito sistêmico de cidadania.
oooiiiiii