Nesta sexta-feira (13), as equipes do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites B e C realizam ações de prevenção nos terminais rodoviários. As ações começaram na semana passada com distribuição de preservativos e material informativo para as unidades de saúde.
As equipes que estão participando são multidisciplinares e conscientizam os foliões sobre as consequências do uso abusivo de bebidas alcoólicas. Também abordam a questão do sexo seguro, com o uso do preservativo. A estimativa é distribuir 40 mil camisinhas. “Nesta sexta-feira estaremos nos terminais do Centro e do Bingen a partir das 18 horas e, à noite, estaremos com uma equipe em Corrêas, durante a passagem do bloco”, disse a coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, Maria Inês Ferreira.
No sábado (14), a campanha será realizada no Alto da Serra e na Praça Pasteur, a partir das 19h. No domingo (15), as equipes estarão em Cascatinha e no Valparaíso, a partir das 20h. Na segunda-feira (16) é a vez da Mosela e da Praça de Liberdade receberem as ações da campanha, às 20h. Já na terça-feira (17), último dia de folia, as equipes estarão nas localidades de São Sebastião e Pedro do Rio a partir das 19h.
Durante todo o Carnaval as unidades de emergência e urgência – Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Centro e Cascatinha, o Pronto Socorro do Alto da Serra e Hospital Alcides Carneiro (HAC) – estarão abertas para o atendimento ao público.
Devido ao período de Carnaval, as unidades ambulatoriais de saúde estarão fechadas entre os dias 14 e 18 de fevereiro. Os atendimentos serão retomados na quinta-feira (19).