Neste semestre, a Universidade Estácio de Sá, Campus Petrópolis, passará a oferecer os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Ciências Contábeis. A ideia é capacitar cada vez mais profissionais em setores que hoje são tendências no mercado de trabalho.
O curso de Engenharia de Produção capacita o profissional a gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros com o intuito de aumentar a produtividade de uma empresa. O profissional define a mão de obra, os equipamentos e a matéria-prima a ser empregada na empresa, de forma a melhorar a produção.
Segundo estudos da própria Universidade, o mercado de trabalho neste segmento está em pleno crescimento, visto que as empresas estão em busca de modernidade, de forma que a produção aumente para acompanhar o ritmo do mercado.
Outra especialidade que está em alta é a Engenharia Civil, ramo responsável pelo planejamento e o gerenciamento de obras como edifícios, estradas, casas, etc. O engenheiro civil é o responsável por praticamente todos os aspectos da obra, desde o projeto, passando pela administração e também execução de cada etapa de uma reforma ou construção.
As previsões para o mercado de engenharia civil são otimistas, a expectativa é que a demanda continue em alta nos próximos cinco anos. O mercado estará voltado em especial para o profissional que tem especialização ou pós-graduação nas áreas efetivas da produção.
Já o curso de Ciências Contábeis busca mensurar, condensar, testar a veracidade e fazer a análise dos dados econômicos de uma organização. O profissional formado em ciências contábeis não só cumpre aquelas questões tributárias e burocráticas, mas também faz um amplo trabalho dinâmico no sentido de fornecer aos gestores informações precisas nos processos de decisão.
De acordo com uma agência de empregos nacional, o salário médio para contabilistas é de R$ 2 mil, enquanto um supervisor contábil ganha em média R$ 5.000. O curso dura, em média, quatro anos.
Gostaria de fazer curso de medicina do trabalho no estado do Rio Grande do norte.