Cultura & Lazer

Petrópolis ganha mais um espaço cultural

Através da iniciativa de três agentes culturais de Petrópolis, militantes de diversos segmentos, mais um espaço foi criado de forma totalmente independente para abrigar atividades culturais. Situada na Rua Alberto Torres, 297, a “Nossa Casa Cultural” abriga o ponto de encontro da empresa Bem Cultural Produções Artísticas, fundada por Catarina Mau; o ateliê do artista plástico Rodrigo Santana CB, que em poucos anos conquistou mérito internacional e é o organizador do ArtistLove no Brasil; e o Teatro Abelardo Romero, cujo nome é uma homenagem ao pai do terceiro sócio, Angelo Romero, escritor, teatrólogo, e articulista de jornais da cidade.

Rodrigo Santana CB, Angelo Romero e Catarina Maul
Rodrigo Santana CB, Angelo Romero e Catarina Maul

No espaço, que já é vivo e ativo antes de sua abertura oficial, funcionam todas as reuniões da Editora Bem Cultural, que Catarina Maul coordena ao lado da sócia Luciana Cunha e que já executa, no momento, cinco livros. Luciana Cunha também assume, ao lado de Catarina, a condução de oficinas de prática literária e pesquisas na área. Funcionam, ainda na casa, os ensaios e saraus da Confraria da Poesia Informal, projeto fundado em 2011 por Maul, que agrega mais de 300 poetas até de outras cidades, estados e alguns de outros países.

O artista plástico Rodrigo Santana CB executa suas obras, se reúne com clientes, exercita trabalhos coletivos com outros grafiteiros e expõe uma mostra viva de seus dons, impressos nas pinturas que fez em cômodos, móveis e até no interior da casa. Objetos e quadros do artista decoram a casa, comprovando os dons de Rodrigo, dividindo paredes com fotografias de antigas exposições de Catarina Maul. Seu ateliê, através de parceria com a Bem Cultural produzirá, bimestralmente, a partir de maio, o evento Festival do Convívio Criativo, no intuito de unir os artistas do graffiti e de outros segmentos da Cultura Urbana para debates, exposições, vídeos e outros momentos de união da classe.

O Teatro Abelardo Romero, já existente há mais de dez anos, é uma homenagem do teatrólogo e escritor Angelo Romero, ao seu pai e sua maior influência. Angelo, que em antiga locação residiu por 15 anos no endereço, montou o teatro com detalhes minuciosamente pensados, abrigando cerca de 50 cadeiras móveis, com som e luz adaptados para pequenos espetáculos. O mesmo é autor de vários textos teatrais já montados e de diversos livros de poesia.

A agenda das próximas semanas está agitada, começando já com a realização, no dia 11, do evento beneficente Sábado Bem Animal, de 15h às 21h, voltado à causa da proteção e que une vários grupos, como: O Guardião dos Anjos, Turma do Peludo e Cão sem Dono. Mais detalhes na página do facebook do projeto.

Neste mês ainda o escritor Angelo Romero lança, na casa, o seu novo romance.

Para maio, já nos dias 1, 2 e 3, estreia o I Festival de Convívio Criativo. Já nos dias 23 e 24, acontece a II Feira dos Amantes do Vinil da Serra, idealizada e produzida por Catarina Maul, cuja primeira edição foi realizada no Shopping Vilarejo Itaipava.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).