Turismo

Trono de Fátima receberá melhorias no acesso e na sinalização

O Trono de Fátima receberá um pacote de intervenções, com obras no entorno que vão melhorar a acessibilidade na principal rua que leva ao espaço, pelo Valparaíso, e também a sinalização. O investimento, de pouco mais de R$ 400 mil, foi garantido por emenda parlamentar do deputado Hugo Leal, com contrapartida de R$ 66 mil da Prefeitura. A empresa que executará as obras, vencedora de processo licitatório, já foi contratada pelo governo municipal e dará início às intervenções já nas próximas semanas.

Oitocentos metros de ruas de acesso ao espaço receberão novo asfalto e as vias terão a sinalização refeita, incluindo vaga destinada a pessoa com deficiência. Em relação à sinalização turística, serão instalados dois totens com informações sobre o monumento, com textos em português e inglês e também em braile – um próximo ao Trono de Fátima e outro próximo à Congregação Mariana. Estão previstas também outras placas viárias e turísticas.

O Trono de Fátima

Idealizado pelo Frei João José – mentor do movimento Mariano em Petrópolis – o Trono de Fátima foi inaugurado em 1947 e está entre os mais bonitos atrativos turísticos da cidade. Localizado no ponto mais alto do bairro Valparaíso, oferece ao visitante uma visão panorâmica da Cidade Imperial. O projeto arquitetônico é de Heitor da Silva Costa, que tem como sua obra mais famosa, o Cristo Redentor.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi esculpida em Pietrasanta, na Itália, pelo escultor Enrico Arrighini. Em mármore branco, sem veias e sem jaça, foi construída em um só bloco de 3,5 metros de altura. Assim, o conjunto, que é fixado sobre uma base com a mesma medida da estátua, atinge 7 metros, o que a torna ainda mais imponente.

Em um plano circular, Nossa Senhora é envolvida por sete colunas que representam os dons do Espírito do Santo. A forma da rotunda é em estilo clássico, inspirado no Panteão de Agripa, em Roma, mas seu acabamento obedece técnica mais moderna, de concreto com revestimento de vidro dourado.

Sob o monumento, uma cripta de 10 metros de diâmetro abriga a capela onde ocorrem missas no dia 13 de cada mês em homenagem à Santa. Neste dia, uma procissão sai do Teatro Mariano e segue até o trono, onde é celebrada a fé e a devoção a Nossa Senhora de Fátima. A procissão acontece sempre às 19h30, quando a data cai entre segunda e sábado, e às 17h30, se for domingo.

O Trono de Fátima também reserva um espaço para aqueles que buscam a cura e a solução de problemas: a Sala dos Milagres. Lá os fiéis depositam partes do corpo humano em cera, acendem velas e rezam para ter seus pedidos atendidos.

Mantido pela Congregação Mariana, o Trono de Fátima vem passando por várias melhorias. O interior da capela foi pintado e a sacristia restaurada. Os turistas que visitam o local também contam com uma lanchonete e uma loja de artesanato e produtos religiosos.

Um Comentário

  1. Seria oportuno reformaram os WC. Como sempre não não tem sabão nem toalha/papel para secar as mãos! Caso semelhante ocorre no RJ na Catedral Sao Sebastião? Mera coincidência? Ou os Católicos não devem fazer Higiene?
    Atenciosamente
    Marcus Stadler
    Guia de Turismo

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).