Ambiente

Cooperativa D’Esperança recolhe embalagens Tetra Pak

Foto: reprodução

A Cooperativa de catadores de material reciclável D’Esperança está realizando a Campanha da Caixinha Tetra Pak, que tem por objetivo recolher embalagens Tetra Pak, ou seja, caixinhas de leite, suco, etc, que ao invés de irem para o lixo comum, serão transformadas em telhas. Desta forma, além de colaborar com o meio ambiente, quem participar também contribuirá para cumprir o papel social da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que tem visa incentivar a indústria de reciclagem e as cooperativas, fazendo com que mais cidadãos tenham uma fonte de renda.

De acordo com a presidente da Cooperativa, Marli de Souza Santos Gonçalves, o objetivo da campanha é conseguir, a cada dois meses, seis toneladas de caixinhas, porque a cooperativa fez um acordo de comodato com a Tetra Pak, onde a empresa cedeu uma balança, uma prensa, um elevador de fardo e um carrinho e, em troca, a Cooperativa separa, prensa e vende para a própria empresa. Porém, a Tetra Pak mudou as regras para o comodato e se a meta não for cumprida, os equipamentos, que são muitos importantes para a Cooperativa, que coleta também todo o tipo de material reciclável, terão que ser devolvidos. Sem estes equipamentos, o trabalho da Cooperativa ficará limitado.

Para participar da campanha, basta deixar as caixinhas na Cooperativa, que fica na Estrada do Cascatinha, nº 46, galpão 5, perto do Bogari. Se for uma grande quantidade, entre em contato pelo telefone: 2235-8437, que um cooperado irá até o local.

Sobre a Cooperativa D’Esperança

O que era apenas um trabalho informal se tornou um empreendimento graças à persistência de um grupo de catadores de material reciclável que não teve medo das dificuldades e fundou em 2004, a Cooperativa Comunidade D’ Esperança Sociedade Cooperativa de Reciclagem Ltda. A quantidade de materiais que a Cooperativa recebe e depois vende para indústrias é variável. Porém, todo mês muitas toneladas de materiais recicláveis (alumínio, papelão, papel, vidro, plásticos de todos os tipos, entre outros) são coletadas. Hoje emprega dezesseis trabalhadores internos, responsáveis pela administração, separação, prensagem e venda de materiais, e mais seis externos, que fazem a coleta.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).