Cidade

Empresas e entidades de Petrópolis recebem Certificados de Acessibilidade

Na última quinta-feira (11), o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), professor Carlos Roberto Ferreira Brandão esteve em Petrópolis para visitar o Museu Imperial, onde se reuniu com funcionários e, em seguida, participou da Cerimônia de entrega dos Certificados de Acessibilidade, na Câmara Municipal de Petrópolis, na qual o Museu Imperial foi um dos agraciados.

O programa que certificou pela primeira vez empresas e entidades de Petrópolis que aplicaram iniciativas para garantir o acesso a prédios públicos e privados para pessoas com deficiência foi elogiado pelo presidente da instituição. “O IBRAM tem trabalhado para garantir a acessibilidade a todos. Dos 29 museus nacionais que temos, apenas um tem menos de 100 anos. Garantir a acessibilidade a prédios protegidos por órgãos de preservação é um desafio que temos enfrentado e superado. A iniciativa da Câmara de Vereadores de estimular os investimentos para garantir o acesso a todos mostra que Petrópolis está na vanguarda deste processo. Isto é muito importante tendo em vista que a cidade recebe anualmente uma população flutuante muito maior do que o seu número de habitantes e que parte destas pessoas possuem algum tipo de limitação. A cidade precisa estar preparada para receber todas as pessoas”, destacou Carlos Brandão, que falou em nome das entidades homenageadas.

certificado de acessibilidadeNesta primeira edição, 22 empresas e entidades receberam o “Selo Imperial de Acessibilidade”. Outras sete receberam o “Certificado Imperial de Acessibilidade”. Entre as entidades que receberam o Certificado estão o SESC, entidade responsável pelo Palácio Quitandinha, e o Museu Imperial – prédios tombados. “Anualmente recebemos no Museu Imperial um número de visitantes maior que a população da cidade. Temos trabalhado de forma incansável para receber cada vez melhor as pessoas. Buscamos dia após dia identificar as dificuldades e verificar as necessidades de cada grupo. Este é o ponto principal para que seja possível encontrarmos soluções e melhorar ainda mais a acessibilidade. Nosso objetivo é garantir acesso a todas as pessoas.  A conquista deste certificado, mostra que estamos no caminho certo”, pontua  o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Júnior.  Também foram chanceladas com o certificado: a Universidade Estácio de Sá, o Shopping Vilarejo, Sinart Serrana, Hortifruti Quitandinha e a Caixa Econômica Federal.

Só no feriado de Corpus Christi deste ano, o Museu Imperial superou em mais de 60% a visitação em relação ao mesmo período no ano passado. Nos quatro dias de feriado, entre visitas ao palácio e audiência ao espetáculo Som e Luz e à dramatização Um Sarau Imperial, foram contabilizados 10.677 visitantes. No mesmo período do ano de 2014, o Palácio Imperial de Petrópolis recebeu 6.669 pessoas. Já os hotéis e pousadas da cidade registraram uma ocupação média de 90,46%, contra 69,26% no ano passado.

Certificados incluem empresas de transporte e páginas na internet

As premiações como o “Selo Imperial de Acessibilidade” ou “Certificado Imperial de Acessibilidade” obedecem a critérios específicos.  O selo é concedido a estabelecimentos e entidades que permitem a acessibilidade parcial. Já o certificado de acessibilidade é concedido quando estes possibilitarem acessibilidade ampla e total às suas dependências. A avaliação das premiadas foi feita pela Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso.

A premiação foi instituída a partir de uma resolução da mesa diretora da Câmara, por indicação da vereadora Gilda Beatriz, com o objetivo incentivar empresas a investirem em melhorias para facilitar os acessos de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção a estabelecimentos e repartições públicas e privadas de uso coletivo.

“Conceder esta chancela é a forma de a Câmara de Vereadores reconhecer o trabalho das empresas que têm ações concretas para permitir o acesso de todas as pessoas com igualdade aos estabelecimentos.  A intenção é motivarmos outras empresas a investirem”, explica o presidente da Casa, vereador Paulo Igor .

A resolução prevê o reconhecimento a investimentos em acessibilidade urbanística, de edificações, em veículos de transporte, bem como acessibilidade digital. A certificação não se restringe apenas a empresas com endereços físicos: portais e sítios na Internet que assegurem o acesso a seus conteúdos por pessoas com deficiência também podem obter o documento. “A defesa das pessoas com deficiência é uma das minhas principais bandeiras. Só quem tem algum deficiente em sua família sabe as dificuldades enfrentadas no dia a dia e quanto é importante a questão do acesso. Esta premiação foi criada para incentivar a acessibilidade. Entregar 22 selos e sete certificados  nesta primeira edição, mostra que estamos no caminho certo”, diz a vereadora Gilda Beatriz.

Participaram  da solenidade os vereadores Silmar Fortes, Anderson Juliano, Maurinho Branco, Marcus Montanha e Luizinho Sorriso.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).