Na tarde desta segunda-feira (15), o pedreiro José Adilson Bastos recebeu um carro do modelo Up, zero quilômetro da campanha “IPTU em dia dá prêmio”. O vencedor, que já havia cumprido todos os trâmites previstos no regulamento, compareceu à sede da Prefeitura para receber o prêmio acompanhado da mulher, Gabriela de Sá de Oliveira Bastos, que está grávida de oito meses da segunda filha do casal.
Sem esconder a alegria, José Adilson Bastos disse que custou a acreditar que era o premiado. “Quando o fiscal chegou à minha casa, achei que era trote. Ele me mostrou os documentos do meu terreno, mas ainda assim fiquei desconfiado. Quando ele foi embora, falei algumas pessoas, incluindo o meu patrão, mas todos disseram que era para eu não acreditar, que isso era um golpe, e me orientaram a não entregar nenhum documento. Logo depois recebi uma ligação pedindo que eu comparecesse à Secretaria de Fazenda. Só aí vi que realmente era verdade”, contou ele, que decidiu, então, não contar para a família. “Ainda não contei para todo mundo. Só disse que teriam uma surpresa”, riu.
Pai de uma menina de seis anos, José Adilson Bastos contou que o prêmio veio em boa hora. A família, que mora em Águas Lindas, comprou um terreno há cerca de quatro anos no Loteamento Curumim, no Carangola, para construir uma casa. A obra, de fato, começou há dois anos, mas ainda está longe de terminar. “Como temos um carro, estou pensando em vender um para tentar acelerar a obra. Tudo para ter uma casa realmente nossa”, explicou.
Ele contou que, quando começou a obra, legalizou a intervenção e decidiu pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Foi checar o débito e descobriu que a dívida era de mais de R$ 5 mil. “Meu patrão, então, me emprestou o dinheiro para eu pagar de uma vez só”, relembrou. “Agora tenho ainda mais o que agradecer”, disse ele, que já quitou a dívida com o chefe.