Agenda cultural

Orquestra Sinfônica Cesgranrio se apresenta no Theatro Dom Pedro neste domingo

O Festival de Inverno da Dell’Arte leva a Orquestra Sinfônica Cesgranrio ao Theatro Dom Pedro, neste domingo (12). A apresentação, que acontece às 16h, será gratuita. Pede-se, no entanto, a doação de um alimento não perecível, para a Campanha da Solidariedade.

A proposta da nova orquestra-escola, chancelada pela Fundação Cesgranrio, é agregar novos talentos em formação musical, oferecendo a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente. Seus integrantes são vindouros de cursos técnicos ou universitários de música. Os jovens se dividem em violino, flauta, violoncelo, oboé, contrabaixo, tímpano, fagote, clarineta, viola e trompete. Uma de suas missões é formar público de música erudita e clássica, democratizando este tipo de segmento da música tão importante para a vida cultural e o enriquecimento humano. A pianista Patrícia Glatzl será a solista do concerto.  No repertório, músicas de Mozart e Beethoven.

Já  “O Festival vai à Praça” acontece a partir das 9h, na Praça da Liberdade, também neste domingo. Uma “Oficina de Stop Motion”, onde as crianças com uma técnica de animação aprendem a fazer o próprio vídeo, vai ser realizada às 15h.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promovendo apresentações de atividades artísticas de estudantes da rede municipal, “O Festival vai à Praça” vai abordar este ano o tema “Conscientização na economia de água”. “Precisamos conscientizar as crianças e os jovens da importância da preservação da água para garantir a sobrevivência da nossa e das futuras gerações com um bem tão precioso”, diz Myrian Dauelsberg, presidente da Dell’Arte.

A “Oficina de Stop Motion” trabalha com a técnica de capturar, quadro a quadro, com fotos, os movimentos de um objeto qualquer que vai sendo modificado, criando com isso o efeito de animação.  Seu resultado pode ser reconhecido pelo público infantil em trabalhos da Disney. Um dos exemplos é o filme “A Fuga das Galinhas”, utilizando a técnica stop motion com massinha de modelar.

Durante a oficina, atores vivos serão os “objetos” a serem capturados, criando a sequência na animação. As crianças vão ter a oportunidade de participar de todo o processo, sendo elas próprias os atores e também criando movimento e produzindo o seu próprio vídeo.

 

Um Comentário

  1. Fui assistir a apresentação da Orquestra Sinfônica Cesgranrio, e foi simplesmente sensacional, emocionante…

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).