Foto: Jorge A Ferreira Jr
Tendo completado 130 anos de existência em maio deste ano, as comemorações da antiga Estação Ferroviária de Pedro do Rio, hoje Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa, continuam até o fim do ano. Neste mês, no dia 25 de julho, às 19h, o Coral Tom e Voz cantará a Missa Gênesis, dentro das comemorações de aniversário, com o flautista Roberto Simões como convidado especial. A missa em Ação de Graças será na Igreja Matriz de São Pedro, em Pedro do Rio, celebrada pelo Pároco Carlos Henrique.
O Centro Cultural oferece diversas atividades, como o Projeto Recriarte (oficina de artesanato com material reciclado, ministrada pela Prof.ª Hercília as segundas e quartas, a partir das 17h30), oficina de dança urbana (com a Prof.ª Vanessa Hocwart), aulas de informática, biblioteca, exposições e muitas outras.
A visitação fica aberta de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 10h às 12h. Os cursos e oficinas acontecem de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos sábados após as 12h acontecem exposições, shows e eventos da comunidade. A entrada é franca, e o centro fica na Rua Capitão José Leal, s/nº, Pedro do Rio. Mais informações pelo telefone 2246-9302 ou pelo email centrodeculturapdr@gmail.com.
Sobre a Estação
Antigamente, Pedro do Rio era ponto de parada de tropeiros carregados de mercadorias com destino ao interior, até Minas Gerais. O lugar teve a sua evolução ligada à estação, local de embarque e desembarque de mercadorias e pessoas. Nos trens era embarcado o “ouro negro” proveniente das ricas fazendas de café da região.
A inauguração da estação foi realizada com presença do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina, em 9 de maio de 1885. O casal imperial hospedou-se no Hotel Royal próximo à estação e participou de uma bela festa com banquete oferecido pela companhia União e Indústria.
A ferrovia dinamizou o escoamento da produção, até então feito em sacas carregadas a lombo de burro, ao longo da Estrada Mineira, hoje Monsenhor João de Deus Rodrigues. Apenas na safra de 1858/1859, 400 mil sacas de café foram despachadas para embarque, através desse antigo recurso. Com o trem, esse número foi triplicado.
A estação foi fechada em 5 de novembro de 1964, com a supressão da linha nessa data. Em 2003, ela foi resgatada como Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa, educadora e articuladora da Educação e Cultura do 4º Distrito.
Pedro do Rio terá procissão em homenagem a São Cristóvão
A procissão de São Cristóvão toma conta das ruas de Pedro do Rio nesse sábado, 25 de julho. A tradicional festa do 5º Distrito em honra ao santo acontece a partir das 18 horas.
São Cristóvão é conhecido por ser protetor dos viajantes, motoristas e taxistas. O nome do santo significa “aquele que carrega Cristo” e estudiosos acreditam que, antes de ser santo, São Cristóvão trabalhava às margens de um rio, possivelmente na Síria, ajudando pessoas na travessia.
Na abertura da festividade, a missa será presidida pelo Padre Carlos Henrique com a participação do Coral Tom e Voz. Após o término da missa, a procissão passará por Secretário, Sumidouro e Barra Mansa com direito à bênção das chaves dos automóveis.
Ao retornar à Igreja Matriz de São Pedro, os fieis serão recebidos com cachorros-quentes e refrigerantes. Além disso, a organização do evento está preparando uma queima de fogos.