Projetos Sociais

Petrópolis vai ampliar rede de proteção social com plataforma de solidariedade

Nesta última quinta-feira (10), durante solenidade de assinatura de convênios da Prefeitura com o terceiro setor, foi anunciada a criação de uma plataforma online de solidariedade, unindo, com a ajuda da tecnologia, pessoas dispostas a realizar trabalhos voluntários e organizações que precisam destes serviços. A corrente do bem petropolitana é inspirada em programa implantado pela Prefeitura de Recife, que já conta com a participação de 30 mil voluntários e 326 organizações sem fins lucrativos cadastradas.

Na última semana, após reunião com o coordenador do projeto colaborativo Transforma Recife, Fábio Silva, o prefeito Rubens Bomtempo afirmou que o projeto petropolitano seguirá os moldes da iniciativa implantado em Recife pelo prefeito Geraldo Julio. “Nossa ideia é fazer com que as pessoas possam participar diretamente de ações para o bem da nossa cidade e do nosso povo. Ainda na campanha dissemos que íamos criar a maior rede de proteção social da cidade e este trabalho representa mais um passo para alcançarmos nosso objetivo”, frisou Bomtempo.

O Transforma Recife, além de contar com a plataforma online, tem o “voluntariômetro”, que contabiliza, em tempo real, as horas destinadas pelos voluntários a ações solidárias. “Vamos trabalhar para replicar também esta ação em Petrópolis. Será mais uma forma de estimular as pessoas a participar, a doar um pouco do seu tempo àqueles que mais precisam”, explicou a secretária Chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, que recebeu, do coordenador do projeto, o convite para que ela e o prefeito conheçam de perto os resultados da iniciativa. A ida a Recife ainda não tem data para acontecer, mas já é certa. “Queremos ver de perto os resultados deste trabalho, que já é considerado referência no país”, finalizou.

Prefeitura formaliza convênios com instituições do terceiro setor

Em solenidade na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta, foi formalizado o convênio com 18 instituições do terceiro setor, que atendem quase 800 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência. Destes, sete são novos convênios, firmados com a Comac, Instituto Nafer/Lar Santa Catarina, Associação Jovens em Ação/C3, Instituto Emmanuel, Associação Renovar Saúde Criança, Centro Educacional Terra Santa e Sociedade Ademir Damaceno para Infância e Adolescência (Sadias). As outras 11 instituições foram beneficiadas com renovação de convênios.

A secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Fernanda Ferreira lembrou que o momento é de trabalho. “Esses convênios vêm ajudar significativamente estas instituições, que, em sua maioria, contam com doações. Não temos dúvidas de que estes recursos serão muito bem aplicados, em prol de quem realmente precisa”, frisou.

As instituições que tiveram os convênios renovados foram a Associação da Casa da Cidadania, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Oficina de Jesus, Associação Pestalozzi de Petrópolis, Casa da Criança Antônio de Pádua, Casa de Benefícios Alcides de Castro, Comunidade Jesus Menino, Fundação Educandário Princesa Isabel do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Petrópolis, Grupo Amigos dos Autistas de Petrópolis (GAAPE), Grupo Assistencial SOS Vida e o Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças.

Durante a solenidade também  foi realizada a assinatura dos convênios de sete das 17 instituições que tiveram projetos aprovados no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente garantindo recursos por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcria). Os convênios assinados nesta quinta-feira beneficiaram o Terra Santa, Creche Itamarati, Associação Jovens em Ação, Creche São Francisco, Creche Santa Catarina, Amigos da Mata e o GAAPE.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).