No próximo domingo (20), a pianista japonesa Junko Ueno Garrett se apresenta no cineteatro do Museu Imperial, às 16h, em comemoração à abertura da 9ª Primavera dos Museus e aos 120 anos de amizade Brasil-Japão. O ingresso é gratuito e poderá ser adquirido na bilheteria do Museu Imperial, das 11h as 17h30, a partir desta terça-feira (15).
No recital denominado “Tango, Soul e Paixão”, a musicista exibirá um repertório variado, indo do tango à dança espanhola; da música lírica de Villa-Lobos a melodias de anime e games, passando pelo clássico Rhapsody in Blue e por famosos compositores como: Sakamoto, Rachmaninoff e Astor Piazzolla.
Sobre Junko Ueno Garrett
Junko começou a tocar piano aos três anos de idade e estudou na escola de arte na província de Tóquio, focando no instrumento. Formou-se no departamento de música na Universidade de Toho Gakuen e posteriormente, completou doutorado em música na Universidade Rice, nos Estados Unidos. Tem feito turnês na Europa, América Latina, Ásia e principalmente nos Estados Unidos. Realiza apresentações com orquestra de câmara e concertos solo e colaborações de música com os principais músicos e artistas convidados.
Atualmente, a pianista mora em Los Angeles e ocupa o cargo de professora da Universidade Occidental em Los Angeles. Lançou três CDs solo: “Canto do Piano”, “Música de Piano nos Estados Unidos” e “100 anos de música de Piano no Japão”. Atualmente estuda com John Perry, Robert Roux, Hiroshi Miura, Keiko Kanazawa, dentre outros.