Em reunião realizada nesta última segunda-feira (4) com representantes do polo Petrópolis do Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), o prefeito Rubens Bomtempo e a secretária de Educação Mônica Freitas debateram novos avanços na parceria com o município. Hoje na unidade, em Cascatinha, são mais de mil alunos ativos em cinco cursos superiores à distância: Pedagogia; licenciatura em Matemática; licenciatura em Biologia; tecnólogo em Segurança Pública; e bacharelado em Administração. São 230 alunos que ingressam no Cederj Petrópolis a cada semestre. Bomtempo e Freitas avaliam que a unidade já é uma experiência bem sucedida em Petrópolis e que pode ser ampliada.
“É uma parceria cada vez mais consolidada, que vamos conseguir ampliar em um curto espaço de tempo. O curso de Segurança Pública é um sucesso, privilegiando a formação do cidadão. Teremos um encontro na Prefeitura do curso com a nossa Secretaria de Segurança Pública, para poder trazer a academia para qualificar cada vez mais as nossas ações. Temos a vontade para ampliar cada vez mais o Cederj em Petrópolis”, disse Bomtempo.
A diretora do polo Petrópolis, Rejane Meirelles Guerra, e o tutor coordenador do curso de Segurança Pública, Leandro da Silva participaram do encontro. “A reunião com o prefeito foi importante porque demos uma demonstração do nosso aumento no número de alunos e de como podemos estar expandindo a parte física para receber novos estudantes, até porque o polo Petrópolis atende não só ao nosso município, mas também cidades vizinhas”, disse.
Criado no estado do Rio em 2000, o Consórcio Cederj é formado por sete instituições públicas de ensino superior: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio. Em Petrópolis, a unidade funciona na Rua Machado Fagundes, 326, Cascatinha. As universidades oferecem os cursos, enquanto que a Prefeitura cede o espaço físico, cuida da manutenção do prédio e ainda disponibiliza o pessoal administrativo da unidade.