Nesta terça-feira (13) será realizado o III Encontro do Movimento Negro e da Pessoa com Deficiência na Casa de Cláudio de Souza, às 14h. O evento será gratuito e aberto a estudantes, profissionais e demais interessados.
Na ocasião, o tema abordado será “avanços, desafios e conquistas da pessoa com deficiência na sociedade atual” e irá apresentar algumas doenças, como a Anemia Falciforme, inicialmente considerada como doença da população negra, que pode acarretar danos na mobilidade física.
O tema em questão será exposto em uma mesa redonda com depoimentos de pais, promotores de saúde e portadores da doença da Anemia Falciforme. “Também farão parte do evento algumas pessoas que, por circunstância da vida, perderam algum membro, tornando-se deficiente físico”, explica Adriana Rangel.
O palestrante Reginald Marçal dará início ao evento com o assunto “Depoimentos – Convivendo com a Anemia Falciforme”. Em seguida, Esther Marçal irá contar os “Relatos da Anemia Falciforme em sua vida”. O Promotor de Saúde da População Negra, Pedro Fernandes, comentará alguns dados e informações sobre a Anemia Falciforme. Mais tarde, “os direitos da pessoa com deficiência” será debatido com a assistente social Ligia Crispim Feliciano. Para fechar o evento, Luciano Monteiro, Marcelo da Silveira, Jorge Luis e Enio de Oliveira irão expor os “Avanços, Desafios e Conquistas no Mundo do Deficiente Físico”.



