Nesta última quarta-feira (21), em cumprimento à decisão judicial da 4ª Vara Cível, a Coordenadoria de Bem Estar Animal retirou 16 cães de uma casa na Rua Paulino Afonso para uma hospedagem. O caso gerou polêmica por anos devido à falta de condições sanitárias do local. A ação judicial começou no fim de 2014, após uma vistoria feita em conjunto com a coordenadoria.
“Dois cachorros vão ficar na casa, conforme decisão judicial. Os outros serão levados para este canil, onde ficarão sob nossa guarda. É importante dizer que os animais não estão doentes e lembrar que esta operação foi realizada em cumprimento a uma decisão judicial”, ressaltou Rosana Portugal, acrescentando que desde 2013 vem acompanhando o caso. Os animais estão na casa há oito anos.
O assunto havia sido tema de audiência realizada na Câmara Municipal, pela vereadora Gilda Beatriz, em conjunto com a Promotoria de Justiça, representantes do Poder Executivo e protetores de animais. A partir daí o Ministério Público entrou com uma ação judicial.
“Hoje aconteceu o desfecho do caso que desde o início venho acompanhando a pedido de muitos protetores e simpatizantes da causa animal, onde mais de uma dezena de cães em uma casa da Rua Paulino Afonso foram removidos para uma hospedagem, cujas diárias serão pagas pela prefeitura. Continuarei acompanhando o caso junto com os protetores até a adoção dos animais, conforme o caso”, explicou a vereadora Gilda Beatriz.