A partir deste sábado (31), o Núcleo de Cinema e Direitos Humanos (Cin&DH) do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH) começa a promover, uma vez por mês, Cine Debates gratuitos para o público em geral. Desta forma, os petropolitanos terão um espaço para assistir e debater filmes de várias temáticas. As sessões acontecerão sempre no último sábado de cada mês às 16h, no salão principal da organização.
A proposta da equipe, que faz parte do Projeto ArticulAção, é ampliar as reflexões sobre a sétima arte para o público em geral. O Cine Debate exibirá, além de filmes próprios, projetos de referência para o cinema e na luta dos direitos humanos nas sociedades. Neste primeiro dia de evento serão transmitidos diversos vídeos produzidos pelo núcleo, entre eles o documentário lançado este ano “A casa de vocês é muito lá em cima?”, que fala sobre o processo de ocupação da comunidade 1º de Maio, no bairro Madame Machado. A mobilização popular que aconteceu na década de 1980 contou com o apoio de instituições da sociedade civil como o próprio CDDH e de vários artistas nacionais.
O Cin&DH foi criado em 2012 e atualmente é composto por educadores populares, monitores e jovens que participaram de projetos do CDDH e que hoje integram o ArticulAção, uma iniciativa da organização, criada com o objetivo de pesquisar a realidade vivida por jovens que habitam comunidades da periferia de Petrópolis e incidir no desenvolvimento do protagonismo da juventude nessas localidades.
O ArticulAção é um projeto do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis- CDDH, que visa ampliar as ações do Programa Arte-Educação e Direitos Humanos, criado em 1997 pelo próprio CDDH. A iniciativa é patrocinada pela Petrobras e apoiado pela DKA Áustria, para realizar o cruzamento de informações sobre infância e adolescência, através do trabalho com jovens de comunidades periféricas do município de Petrópolis (a maioria afetada por desastres socioambientais).
A partir da realização de oficinas, educadores populares dividem-se em núcleos de ação diferenciados, que elaboram atividades de temáticas multidisciplinares, com o intuito de incentivar e desenvolver a participação dos adolescentes nas próprias comunidades e na construção de políticas públicas. São técnicas de audiovisual, canto coral, cinema, agroecologia, história, língua portuguesa, cidadania, construção de instrumentos musicais, funk e teatro, apresentadas e trabalhadas em equipe.
Atualmente o ArticulAção atua em três comunidades de Petrópolis: Caxambu, Alto Independência e Madame Machado.
Serviço
Data: 31 de outubro (sábado)
Horário: 16h
Local: Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis- CDDH
Endereço: Rua Monsenhor Bacelar, 400 – Centro
Telefone: (24) 22422462