O comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Marcelo Quinhões, anunciou que irá estudar medidas para reforçar o policiamento no bairro de Nogueira. A afirmação foi feita em reunião com o vereador Thiago Damaceno, nesta última quarta-feira (4), após a notícia de que um mercado foi assaltado por homens armados na noite de sábado (31), causando um prejuízo de cerca de R$ 50 mil.
Durante a reunião, o vereador solicitou, além do reforço no policiamento, a instalação de uma unidade de Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) na região e uma Companhia Integrada de Polícia de Proximidade (CIPP), dentro do novo modelo usado pela Polícia Militar na cidade do Rio de Janeiro. Com a CIPP, além do efetivo que normalmente atua na região, uma equipe faz o patrulhamento ostensivo a pé em horário comercial e em viaturas até às 22h, com armas não letais. O trabalho é feito em duplas, que são responsáveis por até três quarteirões e fazem contato diretamente com os moradores.
“Desde quando havia solicitado o reforço no policiamento, no início do ano, percebi uma grande melhoria. Vejo que o comando e os policiais que atuam na região se empenham para fazer de Nogueira um lugar cada vez mais seguro. Mesmo assim, crimes acontecem e precisam ser combatidos. Por isso, reforçamos o pedido da comunidade”, afirmou Damaceno. O parlamentar também solicitou à Guarda Civil Municipal, em abril, a instalação de uma cabine na Praça de Nogueira, com o objetivo de proteger o patrimônio e as pessoas que circulam no espaço, recentemente reformado.
De acordo com o tenente-coronel Quinhões, as estatísticas da região indicam que Nogueira é um lugar seguro, com poucas ocorrências de crimes. Ele ressaltou que assaltos naquela região são casos isolados. “Quando um assalto desse porte acontece há um aumento da sensação de insegurança, que nem sempre é real. No entanto, não fechamos os olhos para estas ocorrências e trabalhamos para que isto não ocorra mais. Vamos atender de pronto a esse pedido de reavaliar o policiamento nesta área”, disse. O comandante do 26º BPM também assumiu o compromisso de levar a demanda do DPO e da CIPP, para que possa ser avaliada pelo comando-geral da Polícia Militar, no Rio de Janeiro.
O vereador Thiago Damaceno também ressaltou que um motivo para o aumento no número de assaltos pode ser o crescimento do bairro, com os recentes investimentos privados que foram feitos. “Nogueira tem, hoje, um perfil diferente do que tinha há alguns anos. A população aumentou e, por conta disso, o público consumidor também, e a transformação de um bairro residencial para um polo comercial, turístico e gastronômico, infelizmente atrai também a atenção dos criminosos”, disse. “A segurança é obrigação do Estado, porém é importante que todos façam a sua parte para aumentar a segurança – inclusive os comerciantes, reavaliando determinadas práticas com o objetivo de aumentar sua segurança e do seu cliente”, recomendou.