Nesta quarta-feira (11), foi inaugurado o segundo Centro de Referência de Educação Inclusiva do Estado, e o primeiro da história de Petrópolis. Cerca de 800 estudantes da rede municipal matriculados na modalidade de educação especial vão poder participar, no contraturno, de atividades extracurriculares, como dança, teatro, música, capoeira, esporte adaptado, informática, entre outras. No espaço também irá funcionar um centro permanente de capacitação dos professores para a educação inclusiva.
O novo espaço contará com sala de recursos multifuncionais, sala de atividades pedagógicas, sala de artes, espaço para oficina, laboratório de informática, sala de atividades, recepção, sala dos professores, sala da direção, sala de reuniões, refeitório, cozinha, despensa, 11 banheiros, quadra poliesportiva para a prática de esporte adaptado e também aulas de capoeira, teatro, música e dança.
“O Centro deverá oferecer um serviço especializado de qualidade aos alunos com necessidades educacionais especiais matriculados na rede municipal de ensino. No local, haverá espaços para oficinas, atendimento educacional especializado, produção de materiais, desporto adaptado, encontro com pais e responsáveis, cursos profissionalizantes e formação continuada de professores. Vou estar acompanhando e fiscalizando as atividades que o Centro se propõe a oferecer. Não posso mensurar minha alegria com esta conquista, uma vez que vem de encontro ao sonho de tantas outras mães, como eu, além do fato concreto da experiência vivida a frente do Projeto Eficientes”, comentou a vereadora Gilda Beatriz, presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso, da Câmara Municipal.
O CREI João Pedro de Souza Rosa está localizado na Avenida Koeler, nº 87 – Centro.