No início de junho, após fiscalizar a situação de ônibus escolares do Programa Caminho da Escola que atendem a rede municipal, a vereadora Gilda Beatriz apresentou ao Ministério Público um resultado preocupante e conseguiu junto ao poder executivo a manutenção dos veículos vistoriados que apresentavam problemas. Dando continuidade à série de vistorias, a vice-presidente da Comissão de Defesa da Educação da Câmara de Vereadores denuncia agora que após quatro meses, encontrou o mesmo veículo vistoriado com os pneus carecas, representando um perigo para os estudantes.
“Realizar vistorias é uma rotina que colabora para eficiência dos serviços prestados à população. Desta vez não encontrei problemas com a estrutura do veículo, mas é preocupante ver que em apenas quatro meses os pneus trocados após minha denúncia já estão carecas. Mais uma vez estarei oficiando o poder executivo através da Secretaria Municipal de Educação para realizar com urgência a manutenção do veículo. Não podemos esperar que algo aconteça para tomar uma atitude”, comenta a vereadora.
Os recursos do Programa Caminho da Escola são provenientes do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). A iniciativa deve garantir transporte escolar principalmente a alunos que moram em áreas afastadas, de difícil acesso, mas são de responsabilidade do governo municipal a manutenção e a conservação dos veículos.