Pensado para auxiliar na alfabetização de crianças surdas, o aplicativo Wyz é o primeiro jogo digital feito especialmente para ajudar na aprendizagem da língua portuguesa. Com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), pesquisadores desenvolveram a ferramenta para incrementar o vocabulário, a partir de imagens e figuras, que, quando ligadas da forma correta, ensinam algumas palavras ao usuário.
De acordo com a pedagoga Sueli Fernandes, especialista em educação de surdos, os deficientes auditivos têm dificuldades em aprender a língua portuguesa, principalmente pela falta de profissionais bilíngues e pelo atraso na aprendizagem da língua de sinais, porque ela só é ensinada, em muitos casos, quando a criança vai para a escola. Diretora do Departamento de Ensino Básico do Instituto Nacional de Educação de Surdos, Amanda Ribeiro diz que o desafio está no desenvolvimento de estratégias pedagógicas específicas para esse público.
Segundo ela, “não se pode utilizar o mesmo material pedagógico que utilizamos com ouvintes. Tampouco podemos esperar que apenas apresentando uma série de palavras, sem contextualização, o aluno tenha como internalizá-las e incorporar ao seu vocabulário. Toda língua é um fato social, e faz-se necessário apresentar o texto vinculado ao contexto de sua produção, com auxílio de vídeos, imagens, ou mesmo em sua forma concreta”.
A Pesquisa Nacional de Saúde 2013 estimou que cerca de 800 mil brasileiros até 17 anos tinham deficiência auditiva à época.
Sobre o jogo
Lançado em março deste ano, o Wyz (http://www.los4pixs.com/wyz/) já tem quase 500 downloads. Porém, ele só está disponível para tablets com sistema iOS. A opção pelo tablet é por causa do tamanho da tela, pois em tela pequena a criança poderia ter dificuldades em ler o texto e em enxergar a intérprete.
O Wyz é um viajante do espaço, que tirou a licença para pilotar, mas após perder o controle da nave ele cai no planeta Z, onde o jogo se desenvolve. Enquanto ele explora o novo planeta, o personagem recupera, gradativamente, as partes perdidas da nave para seguir sua aventura em busca de novos mundos.
Fonte: Agência Brasil
Um Comentário