Foto: Pedro do Rio, após as chuvas de sábado (16) / Crédito: Juninho Raposo
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil informa que já são 515 ocorrências de deslizamentos, alagamentos e inundações desde sexta-feira (15). Não houve vítimas ou feridos. A Defesa Civil opera no estágio de atenção desde a noite de sábado, quando as chuvas começaram a diminuir. O maior índice pluviométrico registrado foi Independência, onde choveu 43 milímetros nas últimas 24 horas.
O Plano de Contingência de Petrópolis foi acionado na noite de sexta-feira, mobilizando assim todas as secretarias de governo e concessionárias de serviço público para devolver com rapidez a normalidade ao município.
A determinação do prefeito Rubens Bomtempo, que coordena pessoalmente as ações de resposta às chuvas, é que a Defesa Civil atenda a todas as ocorrências registradas pelo telefone 199. Técnicos de toda a Prefeitura – engenheiros, geólogos e arquitetos – seguem nas ruas realizando vistorias em imóveis. Ao todo, foram 56 imóveis interditados, porque representam risco para os moradores. São 224 desalojados, que foram para a casa de parentes, com o acompanhamento da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac).
A Secretaria de Obras e Comdep seguem pelo quarto dia seguido trabalhando na desobstrução e limpeza de vias. O trabalho continuará nesta terça-feira (19/1)
Por conta de deslizamentos nas vias e afundamentos das pistas, o serviço de ônibus não está sendo realizado nas comunidades: Santa Isabel, no Caxambu; Matinha, na Estrada da Saudade; Fagundes e Retiro das Pedras, em Pedro do Rio; Madame Machado; e Santo Antônio, Nossa Senhora de Fátima e Ingá, na Posse. Nas comunidades Roseiral, Vicenzo Rivetti e Vale do Cuiabá, o ônibus não está indo até o ponto final.
No caso de qualquer sinal de instabilidade na casa ou no terreno, o morador deve ligar para a Defesa Civil, pelo telefone 199, e solicitar uma vistoria. A ligação e o serviço são gratuitos.