Educação

Número de matrículas para a Educação Infantil na rede municipal cresce 131% em três anos

Em três anos, o número de matrículas para a Educação Infantil na rede municipal de ensino cresceu 131%. Dados da Secretaria de Educação mostram que em 2013, foram registradas 1.804 matrículas. Para o ano letivo de 2016, até o momento, já são 4.185 inscrições.

Hoje, segundo dados da Secretaria de Educação, a rede municipal de ensino de Petrópolis conta com cerca de 41 mil alunos – número que se mantém estável em relação aos anos anteriores. Neste ano, o município recebeu cerca de 1.700 novas inscrições – 30% destes oriundos de escolas particulares.

O município também investe na construção e reforma das unidades de ensino. Um dos exemplos é a nova Escola Municipal de Nogueira, que será inaugurada em março. O espaço tem capacidade para atender mil alunos em três turnos, disponibilizando educação infantil e ensino fundamental completo. O espaço terá ginásio poliesportivo, 13 salas de aula, 10 salas para atividades extracurriculares, laboratórios, refeitório, cozinha e banheiros em todos os andares (incluindo espaços adaptados para portadores de deficiência), depósito e sala dos professores, entre outros itens. Planejada de maneira sustentável, a unidade terá um modelo de ensino inovador, com atividades extracurriculares.

A Secretaria de Educação montou um grupo de trabalho para atuar em obras de pequenos reparos em unidades da rede. Atualmente, são 17 as unidades que estão passando por pequenas obras. A força-tarefa já permitiu, em 2015, a reforma de 45 escolas municipais e Centros de Educação Infantil. Cada obra é estudada caso a caso entre as equipes da Secretaria, diretores das escolas e pais de alunos, garantindo a segurança dos estudantes, respeitando o cumprimento da carga horária e da proposta pedagógica da escola.

A secretária de Educação lembrou que todos os alunos estudam em espaços adequados, que não oferecem riscos. “Estamos percorrendo todas as unidades da rede municipal de ensino e procurando o diálogo com os profissionais da Educação, pais e alunos, para tornar o nosso sistema de ensino cada vez melhor”, disse Maria Elisa Badia.

Preocupação dos pais dos alunos, o combate à evasão escolar recebe atenção do município, por meio do projeto “Escola, Presente!”. O programa é desenvolvido em seis frentes: formação de gestores; aulas de reforço escolar no contraturno; ampliação das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA); implantação de classes de aceleração de aprendizagem; implementação do programa Tempo de Aprender; e consultas de psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia no atendimento à queixa escolar.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).