Projetos Sociais

Transforma Petrópolis realiza primeira reunião com ONGs

Na última quinta-feira (25) aconteceu o primeiro encontro do Transforma Petrópolis, reunindo 31 organizações não governamentais  e projetos já cadastrados no movimento. O encontro representa mais um importante passo na construção desta grande rede que pretende unir projetos sociais com pessoas que desejam participar e fazer a diferença, construindo, juntos, uma cidade do bem.

A dinâmica do encontro voltou-se ao mútuo conhecimento das  instituições. Os representantes tiveram um tempo para contar sua história e trabalho, além de falar sobre suas capacidades, dilemas e dificuldades. Carmen Gonçalves da Silva, diretora da Associação Espaço Educativo São Charbel, se surpreendeu com a mobilização gerada pelo Transforma Petrópolis. “Fiquei impressionada de ver tanta gente fazendo o bem, estou gratificada”, comentou Carmen, ressaltando que, atualmente, o projeto atende a 110 crianças e conta com cerca de 15 voluntários, que dedicam parte de suas vidas para ajudar os trabalhos da creche.

As reuniões com as ONGs serão realizadas mensalmente e envolverão trocas institucionais e ações de capacitação em temas demandados pelas próprias organizações. A rede do Transforma Petrópolis também contará com uma plataforma digital que vai conectar voluntários com estes projetos sociais já atuantes na cidade, buscando mais eficiência e amplitude nestes vínculos, e está prevista para ser lançada entre final de março e início de abril próximos.

Uma novidade é que as doações recebidas pelo Executivo, e que eram encaminhadas pelos Conselhos Municipais, poderão ser destinadas à rede do Transforma. Além disso, os empresários da cidade, que já vêm fazendo parte das mobilizações, serão convidados para participar das reuniões, criando uma conexão mais dirigida entre os setores. Outra novidade foi o anúncio da viagem da equipe do Transforma Petrópolis a Recife, onde os colaboradores vão realizar uma capacitação, já que foi lá onde nasceu este movimento. Um sorteio feito no encontro contemplou a participação de uma das organizações sociais presentes à visita à capital pernambucana: Jonas da Silva Tavares, da ONG Albergue Mateus 25:35 – Recuperando Vidas, foi o sorteado. Ele é ex-morador de rua e, agora, dedica seu tempo para ajudar outras pessoas que vivem na mesma situação. “O nosso projeto acolhe aqueles que não possuem um lar e oferece atendimento em diferentes áreas, como a psiquiátrica, enfermagem, assistência social e artesanato. Atualmente, são vinte atendidos”.

O Coordenador do Transforma Recife, Fábio Silva, também esteve presente no encontro. Ele vem acompanhando todo o trabalho para implementar o movimento em Petrópolis. “Hoje, tivemos a oportunidade de conhecer várias causas diferentes, de diversos segmentos, e vimos como podemos ajudar um ao outro. O Transforma não tem dono, é de todos para todos”, comentou, lembrando que, no Nordeste, o movimento já reúne 69 mil voluntários e mais de 400 organizações, em um ano de mobilização.

Para Natasha Clark, do Lar de Emanuel, o movimento vai contribuir para o trabalho das instituições. “Com esta rede, conseguimos nos unir, ajudar uns aos outros, conhecer as necessidades das ONGs e suprir as deficiências que encontramos”, declarou.

Helito Couto, do projeto C3, também aprovou a iniciativa. “O Transforma Petrópolis vai trazer benefícios para todos, principalmente para as instituições que estão mais isoladas, que podem encontrar aqui uma oportunidade para fazer parcerias e crescer”.

Para se cadastrar no Transforma Petrópolis, como ONG ou voluntário, basta acessar www.transformapetropolis.com.br.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).