Na última semana, foi instalado um piso tátil em toda a extensão do Terminal Rodoviário Leonel Brizola, no Bingen, que vai auxiliar a locomoção de pessoas cegas ou com baixa visão. A medida vai de encontro às determinações da Lei Brasileira de Inclusão.
O piso tátil é composto por faixas em alto-relevo fixadas no chão, proporcionando uma caminhada segura e com autonomia, podendo beneficiar não só deficientes visuais, mambém crianças, idosos e até mesmo turistas.
De acordo com a vereadora Gilda Beatriz, presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso, esta é mais uma conquista para as pessoas com deficiência. “O objetivo é que cada vez mais sejam eliminadas quaisquer barreiras físicas, falta de sinalização ou outras imposições contrárias à inclusão da pessoa com deficiência em todos os segmentos sociais, a fim de garantir o direito de ir e vir com independência e autonomia”, disse.
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE apontam que no Brasill há mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e seis milhões com baixa visão.