Educação

Primeira especialização do Brasil em medicina natural será oferecida em Petrópolis

Petrópolis passará a sediar a primeira pós-graduação lato sensu em Naturopatia (medicina natural) do Brasil. O curso, oferecido pelo Instituto Roberto Costa em convênio com a Faculdade Espírita de Curitiba, terá um ano e meio de duração, com um encontro presencial mensal. A especialização pode ser cursada por profissionais de todas as áreas do conhecimento. As inscrições estão abertas e as aulas serão iniciadas no dia 18 deste mês. Inscrições e outras informações no site www.ircn.org.br ou no telefone (24) 2246-8836.

Na próxima sexta-feira (18) acontece a aula inaugural do curso, que será gratuita e aberta ao público, às 19h, na Fraternidade Cósmica Universal (rua Maestro Octávio Maul, 1473 – próximo à antiga Florália). O palestrante da noite será o físico e psicanalista com especialização em Estudos da Consciência, professor Paulo Roberto Dantas. Autor dos livros A Obra(1999) e A Física da Mente (2015), Paulo Roberto ministra palestras e cursos sobre o tema, tendo ampla atuação nacional e internacional, com passagem por Paris-França, Verviers-Bélgica e Barcelona-Espanha.

A capacitação em naturopatia permite ao profissional a realização de amplo atendimento, observando fatores como o estado mental, emocional e espiritual do paciente; o histórico familiar; o ambiente onde vive e o estilo de vida. A avaliação resulta em um diagnóstico, que pode incluir um conjunto de tratamentos. Sendo assim, a grade do curso contempla disciplinas como homeopatia, acupuntura, iridologia, fitoterapia, yoga, ayurveda, nutrição natural e meditação, além de estágio supervisionado.

“A busca pela medicina alternativa vem de encontro a um novo entendimento sobre a saúde, que compreende que estar saudável envolve uma série de fatores. A naturopatia visa o e bem-estar e elevação da qualidade de vida, auxiliando no processo de cura e prevenção com a remoção da causa primária dos problemas”, explica o  diretor do Instituto Roberto Costa e médico naturopata, Carlos Lyrio.

Especialização em Naturopatia atende demanda crescente do SUS

Consolidada nos Estados Unidos e Canadá, a naturopatia passa a ganhar cada vez mais expressividade no Brasil. Além da gradativa busca de pacientes pelo atendimento em consultórios particulares, a promoção da medicina natural tornou-se fundamental com  o advento da PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares) implementada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Regulamentada pelas portarias ministeriais nº 971 e nº 1600, publicadas respectivamente em 03 de maio de 2006 e 17 de julho de 2006, a política integra uma visão ampliada do processo saúde-doença e promoção global do cuidado humano. Assim, objetiva estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e recuperação da saúde com base no modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo a partir de atendimentos em acupuntura, homeopatia, fitoterapia, crenoterapia, medicina tradicional chinesa e medicina antroposófica.

“Outro fator importante em relação a esta política do SUS é que antes a medicina natural ficava restrita à prática privada. Hoje vemos a expansão das possibilidades com acesso aos serviços oferecidos por iniciativa pública”, destaca Lyrio. Em prática há dez anos, as PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) são consideradas uma conquista em várias esferas e parte de uma movimentação natural. “Observamos neste sentido a busca crescente por profissionais capacitados, seja para o atendimento particular ou para atuação no SUS”, reforça Lyrio.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).