Cidade

Atletas paralímpicos sobem a serra para divulgar a campanha do Cardápio em Braille

Nesta quarta-feira (30), atletas de renome do desporto paraolímpico sobem a serra para o lançamento da campanha de divulgação do Decreto nº 45.289, de 19 de junho de 2015. Tal resolução determina que todo estabelecimento deve disponibilizar pelo menos um cardápio em braille, “de forma a tornar efetivo o direito à informação às pessoas com deficiência visual”.

Na ocasião, estarão presentes: a jovem velocista Jhúlia Karol, 24 anos, uma das apostas de medalhas nos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, medalha de bronze nas olimpíadas de Londres em 2012; o seu treinador e atleta guia Fábio Dias, eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro ( COB ) em 2015 como melhor treinador; e o atleta paraolímpico Anderson Dias, campeão do Mundial sub-23, na Grécia, em 2002, do Mundial na Espanha em 2000, campeão da Copa IBSA em 2004, na Argentina; bicampeão da Copa América, em 2001 e 2005, na modalidade do futebol de 5 (para cegos).

Também participa do evento o estudante de jornalismo, morador no Complexo do Alemão, Nataniel de Souza, que criou o primeiro site no Brasil, dedicado ao noticiário do desporto paraolímpico – www.noticiarioparalimpico.com.br.

O evento é uma iniciativa do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindSol – Armação dos Búzios), em parceria com a URECE, organização sem fins lucrativos que promove atividades esportivas e culturais com a renda obtida com a venda dos Cardápios em Braile, que vai acontecer a partir das 14h30, na pizzaria Di Farina Cucina, localizada na Avenida Ipiranga, nº 629 – Centro.

Em Búzios, a campanha mobilizou mais de 40 restaurantes, bares e afins, que já dispõem de Cardápio em Braille, alguns traduzidos para o inglês e espanhol. O presidente do SindSol de Búzios, empresário Thomas Weber, que estará acompanhado dos atletas paralímpicos, será recebido pelo Chef Antônio Lo Presti, da Di Farina, e por representantes do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Petrópolis.

No final da tarde, Thomas Weber e os atletas paralímpicos serão homenageados na Câmara Municipal de Petrópolis, numa iniciativa do vereador Silmar Fortes, com uma Moção de Aplausos os estarem estimulando a prática da acessibilidade através dessa campanha. Na Di Farina Cucina, estão previstas várias palestras com a entrada franca.

Veja a programação:

As palestras, na Di Farina, na Rua Ipiranga nº 629, Centro Histórico de Petrópolis, terão início a partir das 15 horas, com entrada franca:

15h – “Boas vindas e a acessibilidade também é a nossa causa”, com o chef Antônio Lo Presti, da Di Farina Cucina;

15h15 – “Destino Búzios inserido nesta campanha”, com o empresário Thomas Weber, autor da campanha e presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurante, Bares e Similares (SindSol – Búzios);

15h45 – “Acessibilidade e a importância do Cardápio em Braille”, com o atleta paraolímpico do futebol de 5 (para cegos) e presidente da URECE – ONG; Anderson Dias.

16:00 – “Expectativa para os Jogos Paraolímpiadas 2016” – com a atleta velocista paraolímpica Jhúlia Karol e o treinador e atleta guia Fábio Dias;

16:20 – O estudante de jornalismo Nataniel Souza, representando a URECE, fala sobre o seu site dedicado ao desporto paraolímpico.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).