Neste semestre, estudantes de cinco escolas da rede municipal participarão do Programa Promotores da Paz (ProPaz): São Judas Tadeu (Mosela), Bataillard (Mosela), Soroptimista (Pedras Brancas), João Kopke (Fazenda Inglesa) e Santa Maria Goretti (Bingen). Eles aprenderão sobre cidadania, cultura da paz e prevenção do uso de drogas. A iniciativa é da Prefeitura, por meio das Secretarias de Segurança Pública e da Educação.
O ProPaz foi implantado nas escolas da rede municipal em 2008 e reativado em abril de 2014. Entre 2014 e 2015, mais de 1,3 mil estudantes de 10 escolas já participaram do curso, que é semestral.
O conteúdo do projeto inclui noções de cidadania, cultura de paz, prevenção ao uso de drogas, valorização da família e motivação. O programa é ministrado por guardas civis. O público alvo são os alunos do 9º ano do ensino fundamental. Ao término do curso, realizado em dez encontros em cada escola, são realizados os “jogos da paz” – torneios de futebol, basquete e vôlei entre as escolas participantes – e são entregues os certificados aos estudantes que concluírem o curso.
Entre as escolas que já receberam o programa estão a Johann Noel (Bingen), Germano Valente (Centro), Rosemira de Oliveira Cavalcanti (Itamarati), Salvador Kling (Mosela), Geraldo Ventura Dias (Lopes Trovão), Liceu Municipal Carlos Chagas (Centro), Vereador José Fernandes da Silva (Alto da Serra), Governador Marcello Alencar (Quitandinha), Stefan Zweig (Amazonas) e Jandira Bordignon (Quitandinha).