Com o início da Exposição Agropecuária nesta quinta-feira (21), a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) organizou um esquema especial para atender o público que irá participar do evento. Mais de 30 agentes de trânsito estarão orientando os motoristas nas ruas de Itaipava. O transporte público também será reforçado, com linhas de ônibus especiais ligando o Terminal Centro ao estacionamento do Hortomercado Municipal, a partir de 11h, durante todos os dias do evento.
Em dias de shows, a frota será reforçada com veículos extras de 19h até o fim das apresentações. O presidente da CPTrans, Fernando Badia, lembrou que a melhor alternativa para aproveitar a festa é o transporte público.
De 7h às 17h, o parque estará aberto para visitação, num horário especial devido à realização da XXVII Expo Petrópolis. A partir de 17h, o acesso ao parque será somente para quem irá assistir aos shows, mediante ingresso.
Outra mudança feita para auxiliar o escoamento do trânsito, durante todos os dias da Expo Petrópolis, é o regime de mão única na Rua Agante Moço (que passa por trás do Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes), no sentido Nogueira. A mudança é válida de quinta-feira (21) até o dia 2 de maio.
Atrações – O evento será aberto com show de Wesley Safadão nesta quinta-feira (21). Na sexta (22), o grupo petropolitano Puro Pecado abre a festa que será completada por Gustavo Mioto. No sábado (23/4), será a vez de Israel Novaes. No outro fim de semana, mais apresentações de peso: na sexta-feira (29/4), Anitta e Nego do Borel agitam o Parque de Itaipava. No sábado (30/4), a Expo Petrópolis abre passagem para a festa da Rádio Mania. Na programação estão Valesca, Lucas & Orelha, além de grupos como Tá na Mente, Revelação e Nosso Sentimento, entre outros. No domingo (1º), a Expo Petrópolis será encerrada com apresentação da cantora gospel Aline Barros e de bandas locais.
Durante o evento haverá ações sociais, ambientais, serviços e eventos para estimular a atividade agrícola e a economia solidária. No tradicional Galpão do Produtor, organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, produtores locais irão vender alimentos orgânicos e processados, além de flores e mudas de hortaliças. Uma minifazenda será montada, com exposição de animais como pôneis, aves domésticas e exóticas, peixes de aquário, pássaros e calopsitas. Dois leilões de cavalos das raças Pampa e Campolina também serão realizados.
A Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) também irá levar diversas ações ao Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava. Durante todos os dias de evento, a Setrac atuará orientando pais em relação aos cuidados com os pequenos, com a campanha S.O.S. Crianças Desaparecidas. “Nosso trabalho será preventivo. Vamos identificar as crianças por pulseiras, para que eles não se percam dos pais”, destacou a secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Adriana Kreischer. Nos dois fins de semana da Exposição e no dia 1º de maio, o espaço estará aberto também para o artesanato do Fórum da Economia Solidária de Petrópolis, com cerca de 20 expositores.
A Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) também atuará no local, estimulando a coleta de materiais recicláveis. Além disso, a Comdep terá um estande onde uma equipe vai orientar a população sobre o descarte correto do entulho, o ensacamento adequado do lixo e os horários de coleta nas comunidades. O serviço de ouvidoria, acolhendo sugestões e reclamações, também estará em funcionamento.