Saúde

Secretaria de Saúde reorganiza a distribuição da vacina contra a gripe para que mais unidades mantenham a imunização

A Secretaria de Saúde decidiu reorganizar a distribuição da vacina contra a influenza (gripe) para garantir que as doses estejam disponíveis em todas as unidades de saúde que participam da campanha. São, ao todo, 42 unidades, que manterão o trabalho de imunização. De acordo com a coordenadora de Epidemiologia, Cláudia Mara, praticamente todas as unidades receberam a vacina nesta última segunda-feira (9). O PSF do Amazonas, a UBS do Retiro e o Ambulatório Escola receberão as doses nesta terça-feira (10).

Inicialmente, a ideia da Secretaria de Saúde era centralizar a vacinação em 11 unidades. “Recebemos várias ligações de representantes de associações de moradores pedindo que a vacina fosse disponibilizada também nas unidades de seus bairros e decidimos manter a campanha como começamos, em 42 postos”, explicou o secretário Marcus Curvelo. Com a medida, a secretaria espera facilitar o acesso da população à vacina.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é coordenada pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que também é o responsável pela aquisição e distribuição das vacinas. “A questão do desabastecimento é nacional e ocorreu devido à indisponibilidade de estoque do próprio Ministério da Saúde”, lembrou a coordenadora de Epidemiologia.

A previsão do Ministério da Saúde é que a campanha de vacinação contra a gripe seja realizada até o dia 20 deste mês, mas o município já anunciou que está solicitando a prorrogação do prazo. “Nossa preocupação é garantir o acesso da população à vacina, cumprindo a meta. Queremos assegurar 100% de cobertura à população de risco”, frisou Curvelo, garantindo também que continuará cobrando agilidade na entrega das vacinas – na última semana o município chegou a ficar sem vacina porque o Estado ainda não tinha liberado a entrega da nova remessa solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), e pessoas com doenças crônicas devem tomar a vacina. Ela é contraindicada a quem tiver histórico de reação inflamatória ou alergia relacionada ao ovo de galinha e a seus derivados. Quem já teve reação à dose também não deve se imunizar. Para tomar a vacina, é importante que pessoas com doenças crônicas apresentem indicação médica.

Veja as unidades que estão vacinando contra a gripe:

 CENTRO DE SAÚDE

PSF CAXAMBÚ

PSF 24 DE MAIO

UBS MORIN

PSF ALTO DA SERRA

PSF MEIO DA SERRA I

PSF MEIO DA SERRA II

PSF VILA FELIPE

PSF SÃO SEBASTIÃO

PSF ALTO SIMÉRIA

UBS ALTO INDEPENDÊNCIA

PSF DR. THOUZET

UBS QUITANDINHA

PSF STª TRINDADE

PSF AMAZONAS

PSF BAIRRO CASTRIOTO

PSF C. M. JESUS DE PRAGA

PSF MOINHO PRETO

PSF BATALLARD

PSF PEDRAS BRANCAS

PSF C. SÃO JOÃO BATISTA

PV CARDOSO FONTES (COORDENAÇÃO DE EPIDEMIOLOGIA)

UBS RETIRO

PSF CARANGOLA

PSF VALE DO CARANGOLA

PSF JARDIM SALVADOR

PSF ESTRADA DA SAUDADE

AMBULATÓRIO ESCOLA

UBS ITAMARATI

PSF CASTELO SÃO MANOEL

HOSP. ALCIDES CARNEIRO

PSF BONFIM

PSF ÁGUAS LINDAS

PSF VALE DAS VIDEIRAS

UBS ITAIPAVA

PSF LAJINHA

PSF COM. 1º DE MAIO

PSF BOA ESPERANÇA

UBS PEDRO DO RIO

PSF SECRETÁRIO

PSF POSSE

PSF BREJAL

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).