Cidade

Terceira residência terapêutica tipo I é inaugurada

Nesta última quinta-feira (16) foi inaugurada a terceira residência terapêutica tipo I do município e a primeira destinada a pacientes masculinos que passaram por avaliação profissional para residir no imóvel, que foi totalmente adaptado para receber os pacientes. A inauguração da residência terapêutica faz parte da política pública de desinstitucionalização e reinserção social implantada no município.

“Temos um novo desafio que é a construção dessa nova política de saúde mental. A implantação de mais uma residência terapêutica é um passo importante na construção e fortalecimento da rede de saúde mental que deve estar integrada a toda rede de saúde”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, lembrando que a implantação desses programas pelo Ministério da Saúde também precisa vir acompanhado de financiamento. “Criam os programas e, no fim das contas, são os municípios que acabam arcando com boa parte, se não a totalidade, dos custos da sua manutenção”.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, explicou que no local os pacientes irão receber assistência dos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) diária e três cuidadores irão se revezar no atendimento. “Toda a casa foi adaptada para que haja segurança e conforto para eles. É o resgate da dignidade, tudo foi montado para que eles tenham um convívio social e tenham acesso aos equipamentos de saúde”, disse.

A residência terapêutica conta com quatro quartos, dois banheiros, sala, copa, cozinha e área externa. “Petrópolis está indo na contramão, enquanto municípios fecham equipamentos, aqui nós ampliamos a nossa rede. Isso é gestão e compromisso de um governo. É uma vitória para toda a rede”, ressaltou o coordenador de Saúde Mental, Luiz Henrique de Sá.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).