Imagine materiais que você consome todos os dias em sua casa e que, quando descartados na natureza, levam mais de 400 anos para se decompor no meio ambiente, serem reutilizados como matéria-prima na fabricação de móveis, produtos para casa, indústrias e em atividades do agronegócio. É exatamente isso que a Ecofour, empresa de Santo André/SP, faz desde 2010 e que, agora, chega a Petrópolis. A empresa transforma tubos de pasta de dente em soluções sustentáveis em mobiliário urbano e rural, ou seja, traz de volta ao ciclo produtivo o que é jogado no lixo, na chamada “economia circular”.
A Ecofour é especializada na fabricação de equipamentos mobiliários sustentáveis reutilizando materiais recicláveis, que geralmente vão para o lixo e contenham alumínio e plástico em sua composição, como bisnagas de creme dental, embalagens de dermocosméticos, pomadas e xampus. Os tubos de pasta de dente, por exemplo, são formados por 25% de alumínio e 75% plástico. Esses materiais, depois de serem processados e reciclados, viram armários, mesas, bancos, estrados de canil, casinhas para animais domésticos e utensílios para fazendas como comedouros para o gado.
Hoje a Ecofour atua em pelo menos nove categorias de produtos, com destaque para a linha de armários, bancos e lixeiras desenvolvida sob medida para empresas, fábricas, academias e clubes; a linha Eco Pet, voltada para as necessidades de cães e gatos, clínicas veterinárias e canis; a linha Eco Garden com a confecção de peças de decoração para jardins e terraços; a linha Eco Campo – Agropecuária com cochos abertos e fechados para cavalos e gado; e a linha Eco City, com foco em colocar bancos, mesas e lixeiras reciclados em pontos de ônibus, praças, ruas e parques municipais.
A ideia de fabricar tais produtos surgiu a partir da experiência do sócio-fundador e diretor comercial da Ecofour, Adriano David, no uso dos tradicionais armários de ferro em empresas onde trabalhou. “Os armários quebravam com facilidade e enferrujavam muito. Percebi, então, que havia demanda no mercado por algo que fosse mais resistente e durável. Foi daí que pesquisei por um ano uma forma de unir estas características com o conceito de sustentabilidade, através da reciclagem”, contou Adriano.
O diferencial das peças feitas com tubos de pasta de dente frente a outras fabricadas de madeira, MDF, aço e outros materiais convencionais é que as placas confeccionadas pela Ecofour são muito resistentes; duram centenas de anos, pois não sofrem danos quando expostas ao sol, chuva ou maresia; não enferrujam; não propagam fogo; não apodrecem; não passam umidade; apresentam proteção natural anti mofo e fungos; além de estéticos, uma vez que são marmorizados e parecem peças de mármore ou granito, porém bem mais leves.
De acordo com a gerente da Central Comercial Ecofour em Petrópolis, Deborah Jappelli, a marca tem o compromisso com a sustentabilidade e com o cuidado com o meio ambiente por meio da reciclagem. “Em uma primeira vertente, tiramos de circulação materiais poluidores, que podem contaminar o solo e as águas, sem falar nas centenas de anos que esses materiais levam pra se decompor na natureza. Por outro lado, criamos produtos que são ecológicos, funcionais, bonitos e sustentáveis, sem agredir o meio ambiente”, pontuou Deborah.
Ecofour lança Selo Verde de estabelecimento amigo do meio ambiente
Para incentivar o descarte adequado dos tubos de pasta de dente e outras embalagens com alumínio e plástico, a Ecofour está lançando, em Petrópolis e em outros Estados, o Selo Verde de Estabelecimento Amigo do Meio Ambiente.
O projeto de conscientização visa a coleta das bisnagas, evitando que elas acabem contaminando o meio ambiente. Coletores na forma de tubo de creme dental são distribuídos em escolas, supermercados, mercados, lojas e empresas para que os consumidores possam efetuar o descarte correto do material.
Além dos resíduos tóxicos contaminarem a natureza, a reciclagem tem outros benefícios como poupar recursos naturais, trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora, economiza energia e água durante os processos produtivos, evita o desperdício e que se esgotem os metais nas reservas naturais.
Esse programa já acontece em estabelecimentos nas cidades de Santo André e na capital, São Paulo. As empresas ou entidades que queiram participar do projeto podem entrar em contato com a Ecofour para se candidatar e receber o Selo Verde.