Nesta segunda-feira (22), a Casa de Cláudio de Souza recebe uma dramatização com cirandas denominada “Folclore em Arte”, às 18h30. Sob a coordenação de Gisele Aparecida Furio Novaes e Edilane Lopes da Silva, o evento pretende mostrar o valor da inclusão e das diferenças através da arte e das atividades lúdicas.
Para Gisele e Edilane, “a música é um elo que une e reforça todo o trabalho educativo, pois ela desperta a criatividade, a fantasia, a musicalidade e a temporalidade. Com isso, podemos perceber a importância da ressignificação das práticas educativas para inclusão de todos”. Ainda segundo as educadoras, a data é oportuna pelo fato de 22 de agosto, que é o Dia do Folclore, coincidir com a comemoração da semana da pessoa com deficiência, possibilitando a união da cultura brasileira com a convivência entre as diferenças.
Após a apresentação da peça haverá exposição de artesanatos confeccionados pelos alunos do Jornada Social, do Lar Santa Catarina e do espaço CRIARTE, onde será oferecido um coffee break.
O evento é gratuito e aberto ao público em geral.
Sobre o projeto – O projeto Jornada Social contempla pessoas acima dos 15 anos e visa à integração dos indivíduos, com e sem deficiência, por meio da dramatização, proporcionando a autoestima e a autoconfiança. A iniciativa também trabalha a valorização dos seres humanos, mostrando suas habilidades através da experimentação e das relações proporcionadas pelo teatro. Maiores informações poderão ser obtidas através do e-mail edilanejww@oi.com.br.
Gisele Aparecida Furio Novaes – Professora e psicopedagoga com experiência em educação inclusiva; atua espaço CRIARTE – Psicopedagogia e Terapias Integradas e na CAEPA – Centro de Atendimento Especializado no Processo de Aprendizegem. Atualmente cursa pós-graduação em Educação Inclusiva e Neuro Psicopedagogia no Instituto Prominas, além de trabalhar no Lar Santa Catarina como pedagoga.
Edilane Lopes da Silva – Professora e pedagoga; pós-graduada em Educação Inclusiva pela UNOPAR. Trabalha na APAE Petrópolis – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Petrópolis e no Lar Santa Catarina. Atualmente cursa pós-graduação de Educação Inclusiva e Neuro Psicopedagogia no Instituto Prominas além de trabalhar no espaço CRIARTE – Psicopedagogia e Terapias Integradas como pedagoga.
A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.



