
Petrópolis é uma das 33 cidades do Estado pré-selecionadas como locais de treinamento para pré-jogos Olímpicos em 2016. O credenciamento da cidade foi anunciado pelo COI – Comitê Olímpico Brasileiro. Esse é o segundo grande passo para que Petrópolis se consolide com co-participante da organização da Rio 2016.
A hospedagem de delegações para as Olimpíadas também já foi concretizada.
O próximo passo é a cidade mostrar que tem a infraestrutura adequada. Foram cadastrados uma série de “equipamentos” – como são referidos os locais para jogos e treinamentos das equipes – entre os quais centros de treinamentos de futebol, hipismo, golf, ginástica artística, atletismo, natação e handball. Esse conjunto levou a cidade a ser credenciada junto ao COI.
No seminário representantes das 150 cidades de 22 estados brasileiros receberam orientações para cumprir as exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI). “A comissão especial na Câmara está acompanhando tudo isso de perto. O secretário de esportes do município, Carlos Alberto Lancetta, que participou do seminário, nos disse que os próximos passos são o cumprimento do calendário e garantiu que a cidade já tem locais para treinamento de equipes e projetos, que levam em conta a questão da acessibilidade, que é fundamental por conta dos jogos paraolímpicos”, conta o presidente da Câmara, Paulo Igor.
O secretário de esportes, Carlos Alberto Lancetta, está confiante de que a cidade vai conseguir cumprir o calendário do COI. “Teremos equipamentos para atender muitas modalidades o que vai permitir que muitos países sejam atendidos aqui. Vamos mostrar isso através de projeto e fornecer agora informações precisas sobre localização da cidade, altitude, clima, transportes, distância entre os centros de treinamentos e hospitais de ponta e também entre os centros de treinamentos e centro da cidade, que são itens importantes”, explica.