Na próxima quinta-feira (27), o Theatro Dom Pedro recebe o espetáculo “João Cabral”, às 20h, que homenageia um dos mais importantes escritores da língua portuguesa, João Cabral de Melo Neto.
A montagem faz parte do trabalho de pesquisa da Companhia de Teatro Íntimo sobre linguagens alternativas, como a poesia, o cinema e a literatura. O espetáculo é mais uma atração do Sesi Cultural.
Dessa vez, o sexto espetáculo da trupe, se apropria dos versos para narrar a trajetória do poeta, da infância na brasileira Recife à relação com a espanhola Sevilha, durante as décadas de 1950 e 1960. Em cena, os atores Raphael Vianna, Gaby Haviaras, Caetano O’Maihlan e Rafael Sieg, que também assina a iluminação do espetáculo, sob a direção de Renato Farias, vão levar o público a um breve mergulho na obra e na alma de João Cabral, aproximando autor, atores e espectadores, em mais uma experiência teatral “íntima” cujo principal objetivo é proporcionar um raro momento de comunhão entre os que fazem e os que assistem.
A peça leva o público a viajar por um roteiro de poesias originárias de todas as fases de João Cabral. Dessa forma, a dramaturgia apresenta a obra do artista ao mesmo tempo em que conta sua história repleta de paixão e descobertas.
Considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa, primeiro brasileiro a ganhar o Prêmio Camões, concedido pelos governos de Brasil e Portugal, João Cabral de Melo Neto foi também diplomata e viveu em diversos países, mas sua obra nunca deixou de refletir a realidade brasileira e, em particular, nordestina, como se pode observar em algumas de suas obras mais emblemáticas, como O Cão sem Plumas e A Educação pela Pedra. Além disso, sua vivência na Espanha, especialmente na Andaluzia, deixou marcas profundas em sua vida e sua poesia, como se vê no celebrado Sevilha Andando.
Serviço
Local: Theatro D. Pedro (Praça dos Expedicionários, s/nº, Centro de Petrópolis)
Data: 27 de outubro (quinta-feira)
Hora: 20h
Gênero: Espetáculo poético
Duração: 50 minutos
Ingressos: R$ 22 (inteira) | R$ 11 (meia-entrada para pessoas com mais de 60 anos, estudantes, deficientes físicos e associados ao Sesi)