Após 65 anos, a Dentsply encerra suas atividades em Petrópolis e se muda para São Paulo devido a fusão com outra multinacional. Com a transferência da empresa especializada em tecnologia e equipamentos odontológico para Pirassununga, 400 pessoas serão mandadas embora. A previsão é que as demissões aconteçam entre março e agosto do próximo ano.
Ao tomar conhecimento da mudança, o prefeito Rubens Bomtempo se reuniu com o vice-presidente da empresa, Eduardo Kleinsorge, que reafirmou a transferência da fábrica de Petrópolis e da representação localizada na cidade do Rio de Janeiro para São Paulo.
“Lamentamos a saída da Dentsply da cidade depois de 65 anos instalada em Petrópolis. Criamos vínculos afetivos com empresa e será uma perda não só para o município, mas também para o Estado do Rio de Janeiro, uma vez que a representação da Dentsply também deixa a capital e segue para São Paulo”, disse o prefeito e ressaltou que a Prefeitura está se colocando à disposição para ajudar na realocação dos funcionários.
Na ocasião, Kleinsorge enfatizou que a saída da empresa do Estado do Rio de Janeiro foi uma decisão tomada após a fusão entre a Dentsply e Sirona, iniciada no ano passado. “Após a fusão, iniciamos uma série de análises para identificação de oportunidades de consolidação e sinergias para desenvolver nossos produtos. No Brasil, decidimos concentrar nossas atividades fabris em nossa planta de Pirassununga. A cidade e os cidadãos de Petrópolis tiveram importante papel na transformação da Dentsply Sirona em uma companhia brasileira. Somos muito gratos”, disse.
Como a transferência da empresa acontecerá gradativamente a partir de 2017, Bomtempo solicitou que o vice-presidente da Dentsply inicie um diálogo com o prefeito eleito Bernardo Rossi. “É uma grande perda para o Estado do Rio de Janeiro que vive uma das maiores crises”, destacou o prefeito. “A transferência será iniciada em 2017, por isso é importante que haja esse diálogo. Esperamos que o prefeito eleito, que assume em 1º de janeiro, use a sua influência, uma vez que é do mesmo partido do governador e da presidência da República, para manter a Dentsply em Petrópolis. Confiamos em sua capacidade para enfrentar este primeiro desafio como prefeito”, concluiu Bomtempo.
Bernardo Rossi, por sua vez, acredita na reversão da transferência da empresa e vai se reunir com Kleinsorge na segunda-feira (14). “A Dentsply tem toda a liberdade para nos expor essa movimentação de transferência para outra cidade e nossa obrigação, que é obrigação de qualquer governo, em especial em um momento de crise financeira, é adequar tudo o que pode ser feito para que a empresa fique. Está aberto o diálogo com o compromisso de lutarmos até o fim para que a empresa fique em Petrópolis”, afirmou.
O encontro contará com a presença do futuro secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, nome já anunciado por Bernardo Rossi, que já dará suporte para que os estudos e adequações necessárias para a empresa permanecer em Petrópolis sejam feitos.