Fortes vendavais atingiram a cidade de Petrópolis, na última terça-feira (07). De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) os ventos chegaram a 45km/h em Araras. Um levantamento está sendo realizado pelo órgão para verificar a velocidade dos ventos no 1° distrito. A previsão é de que os dados sejam coletados até a próxima quinta (09).
A Defesa Civil registrou desde a manhã de terça-feira (07) até quarta (08), 63 ocorrências, sendo 45 referentes à ventania. Os chamados são decorrentes de quedas de árvore e destelhamento de residências, além de vistorias preventivas nos bairros Quitandinha, Mosela, Quarteirão Brasileiro, Castelânea, Chácara Flora, Retiro e Itaipava.
A maioria dos chamados é proveniente do bairro Sargento Boening, que registrou 15 ocorrências. Outro bairro com alto índice de chamados foi o Quitandinha. Na rua Bahia, uma árvore caiu e destruiu telhas e na rua Ceará algumas residências foram destelhadas. A ventania também arrancou parte de um telhado na Rua Alberto de Oliveira, no bairro Mosela. Já no bairro Castelânea, uma caixa d’água caiu em cima de uma rede elétrica deixando o local sem luz, na Rua Frederico Bull, 138. No Quarteirão Brasileiro, uma árvore caiu e atingiu parte de uma residência na Rua Atílio Marotti.
Na Rua Dr. Eugênio Barcellos, 53, no bairro Valparaíso, parte do telhado foi arrancado pela ventania. No Retiro, uma árvore caiu e atingiu parte de uma residência na Rua das Acacias, ninguém ficou ferido. As ocorrências de queda de árvores da Avenida Barão do Rio Branco foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros.
A Br-040 também sofreu com as fortes ventanias. De acordo com a assessoria de imprensa da Concer, até a fim da tarde da última quarta-feira (08) foram desobstruídos trechos da subida da Serra de Petrópolis que estavam parcialmente interditados por causa da queda de árvores. Os kms 84 e 85 foram totalmente liberados. O serviço de limpeza emergencial prossegue ainda no km 86, também na subida da serra, ponto da rodovia onde houve a maior concentração de árvores derrubadas pela ventania de terça-feira (07). O trecho permanece em meia pista e sinalizado.
Em caso de emergência a Defesa Civil do município funciona em regime de 24h com equipes para atender a todos os chamados da população. Vistorias podem ser solicitadas pelo telefone 199.