Os 10 anos de Sinase- Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo em Petrópolis e a efetividade das medidas socioeducativas serão tema do fórum que acontecerá nesta quarta-feira (23), às 13h, na sede do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH). O evento foi motivado a partir da parceria histórica entre membros do CDDH e do Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro (MEPCT/RJ), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Uma relação que se reforça em diversas lutas pelo respeito às demandas e direitos sociais.
Aberto ao público em geral e oportuno para estudantes, professores, técnicos e profissionais da educação, assim como representantes de equipamentos públicos do município e coletivos de juventude, o fórum contará com a presença de Fábio Simas, Professor de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Defensora Pública e Coordenadora da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente- CEDEDICA, Eufrásia Souza das Virgens, além de representantes do Conselho Tutelar do Centro e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).
Para Jean Costa, coordenador do projeto ArticulAção do CDDH e um dos idealizadores do evento, este fórum será uma oportunidade para se pensar coletivamente sobre o tema e contextualizá-lo com a realidade sociopolítica atual. “Esta é uma discussão que vai além da academia e precisa estar nos mais diversos espaços sociais, já que reflete na vida das pessoas, nas comunidades e nos jovens pobres, em sua maioria negros”, reitera.
Não é necessário realizar inscrição e, além da mesa de debate, serão realizadas apresentações musicais e intervenções artísticas com o Coletivo de Musicalização e Funk- Handaiuê, do Projeto ArticulAção. O grupo é formado por jovens das periferias da cidade, que buscam traduzir a cultura das comunidades em que vivem através da dança e do som, que é executado com instrumentos construídos por eles mesmos.
O CDDH fica na Rua Monsenhor Bacelar, 400- Centro.