A partir desta terça-feira (17), a Secretaria de Fazenda, que hoje funciona na Av. Koeler e no Centro Administrativo da Barão do Rio Branco, terá um polo especial de atendimento no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, para facilitar o acesso e dar mais conforto aos contribuintes que precisarem retirar a guia para pagamento de Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU).
O atendimento para emissão de carnês e parcelamento de débitos de IPTU ficará disponível exclusivamente no Centro até o fim do mês de fevereiro. O atendimento estará disponível de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h.
“Centralizando o serviço, conseguiremos facilitar o acesso para a população. Além do Centro de Cultura estar em uma área central da cidade, a acessibilidade é garantida a idosos, deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção”, pontua o prefeito Bernardo Rossi, lembrando que “o pagamento do IPTU em cota única é um importante auxilio que a população dará à prefeitura para tirarmos o município do vermelho”. Contribuintes que quitarem o IPTU em cota única até o dia 23 deste mês têm 12% de desconto.
O “Centro de Atendimento ao Cidadão” que será montado no prédio da Fundação de Cultura e Turismo contará com oito guichês para atendimento aos contribuintes. “Esta estrutura especial está sendo montada para facilitar o atendimento à população e dar conforto aos nossos contribuintes, que além de conseguir a emissão de segunda- via de carnês, poderá verificar as pendências do imóvel e parcelar seus débitos, se assim quiser”, explica o secretário de Fazenda Heitor Luiz Maciel Pereira.
Os pagamentos em cota única têm ainda descontos de 10% para os contribuintes que quitarem até o dia 20 de fevereiro, e 7% para pagamentos efetuados até 20 de março. Proprietários que quiserem antecipar o pagamento do IPTU em cota única com desconto podem ainda retirar o boleto via internet no endereço eletrônico da prefeitura de Petrópolis www.petropolis.rj.gov.br. O link para a retirada da segunda via está disponível na página principal da prefeitura. Ao todo 114 mil imóveis estão cadastrados junto à Secretaria de Fazenda. A estimativa de arrecadação para este ano é de R$ 133 milhões.