A partir desta segunda-feira (30), o Centro de Cidadania Desembargador Jorge Loretti, a Secretaria de Trabalho Assistência Social e Cidadania (Setrac) começa o serviço de emissão de carteira de trabalho e balcão de empregos. O horário de atendimento ao público será das 8 às 16h. A iniciativa tem o objetivo de ampliar os serviços oferecidos no local, que conta com um posto do Detran, Defensoria Pública e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e um grupo de apoio de Alcoólicos Anônimos (AA). Diariamente, o Centro de Cidadania atende cerca de 250 pessoas.
A secretária Denise Quintella falou que com esse modelo pretende proporcionar mais acessibilidade à população dos distritos de Itaipava, Posse e Pedro do Rio. “Conquistamos ainda uma cadeira de rodas para promover a acessibilidade aos setores. Vale ressaltar que agora os moradores ganham mais mobilidade. Os moradores desta região precisavam se dirigir até o centro da cidade para retirar a carteira de trabalho, agora estamos ampliando a cobertura dos serviços já oferecidos pelo Centro de Cidadania”, explicou.
A Setrac também está em negociação com a concessionária Enel (antiga Ampla) para viabilizar um posto de atendimento no local.
“Nós tivemos uma reunião com os representantes da Enel há duas semanas e estamos negociando uma parceria junto à concessionária para trazer um posto de atendimento para Itaipava”, anunciou.
Espaço será revitalizado para abrigar atividades gratuitas para a população
A Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) pretende oferecer aos idosos um curso de informática gratuito no Centro de Cidadania. No local há uma sala de informática com 11 computadores que está em desuso desde o ano passado. A secretária Denise Quintella vai buscar apoio com o departamento de Ciência e Tecnologia para colocar as máquinas em funcionamento.
“Pretendo buscar apoio com o departamento de Ciência e Tecnologia para verificar quais destes computadores estão em bom estado para iniciarmos os cursos de inclusão digital para os idosos. Nós já temos um professor voluntário e os interessados em ingressar no curso, esperamos poder oferecer o serviço ainda neste mês”, revelou.
Em parceria com a Comdep e a Secretaria de Obras, a Setrac irá proporcionar uma revitalização do Centro de Cidadania. Assim que assumiu a gestão da pasta, Denise Quintella encontrou o espaço necessitando de manutenção. A capina e pequenas limpezas já foram realizadas.
“Estamos realizando uma gestão integrada junto às outras secretarias justamente para unirmos esforços de melhor atender à população. Queremos que o Centro de Cidadania seja um local para abrigar cursos, atividades culturais e de lazer para os moradores de Itaipava e região”, finalizou.