O Sebo Capolavoro promove na próxima sexta-feira (10), às 18h, um debate para discutir o Manual Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM), como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtornos Depressivos e Transtornos de Ansiedade. De acordo com a responsável pelo sebo, Luciana Thees, o tema tem se tornado hegemônico na discussão sobre o sofrimento humano. O debate vai contar com a participação do psicólogo clínico e pesquisador Pedro Almeida. A ideia é discutir, entre outros assuntos, o que a análise desta importante tecnologia social pode revelar sobre o modo de vida adotado atualmente. Além da indagação sobre qual projeto de sociedade colocamos de pé com a mercantilização do sofrimento?
“Considerada a ‘bíblia da psiquiatria’, o Manual Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM) se revela como um controverso aspecto da psiquiatria contemporânea. Este encontro faz parte de uma série de encontros proposto pelo autor. Os dois próximos encontros irão tratar (II) do aspecto clínico e (III) do aspecto político da psiquiatria no contemporâneo”, explicou Luciana.
Pedro Almeida é Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) na linha de pesquisa Subjetividade, Política e Exclusão Social. Ele também atua como Conselheiro Municipal na Política sobre Drogas (Petrópolis/RJ) e é colaborador no Conselho Regional de Psicologia/RJ.
As inscrições para o debate podem ser feitas na sede do Capolavoro, que fica na Rua do Imperador, nº 515, sala 3, sobrado. O valor é R$ 30, por pessoa.
Serviço
Debate sobre o Manual Estatístico dos Transtornos Mentais
Data: 10 de fevereiro
Horário: 18h
Rua do Imperador, nº 515, sala 03, Sobrado
Inscrição: R$30 por pessoa.