Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promove uma ação na Praça Dom Pedro com o objetivo de oferecer uma avaliação rápida de pressão arterial e o teste de glicemia capilar.
“Temos um compromisso com a saúde do funcionalismo público e de um modo geral, dos trabalhadores da cidade. Essa ação tem caráter de divulgação das ações de promoção à saúde do trabalhador petropolitano, da prevenção e realização de diagnóstico de possíveis enfermidades que o profissional adquire durante a jornada de trabalho. Também promovemos a notificação de acidentes em serviço e o encaminhamento dos trabalhadores ao tratamento e reabilitação”, disse Gustavo Cabral, encarregado de apoio ao Cerest em Petrópolis.
Na ação para o Dia Internacional da Mulher, feita em parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), além dos atendimentos da assistência em enfermagem, estão previstas palestras de conscientização sobre violência contra a mulher e dicas de saúde.
“Nós contamos com a parceria da escola de enfermagem Labest que nos cedeu 20 estudantes sob coordenação de três professores. Na ação do Dia Internacional da Mulher pretendemos atrair um grande público para conscientizar e prevenir o público feminina”, afirmou Gustavo Cabral.
O Cerest visa inserir a saúde do trabalhador no SUS. Ele presta atendimento aos trabalhadores que contraem doenças ou algum tipo de agravo relacionado às suas atividades no trabalho. Promove a proteção dos trabalhadores, investiga as condições do ambiente laboral, fazendo uso de dados epidemiológicos provenientes de atendimentos clínicos e de notificações de acidente do trabalho (CAT). O espaço funciona na Rua Dom Pedro, nº 214, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Os telefones para atendimento são (24) 2244-7081 e (24) 2246-9214.