Fundada em 1986, a Escola Municipal Leonardo Boff, localizada no Contorno, está comemorando 31 anos de fundação. Uma das pioneiras no ensino integral, os 72 alunos matriculados ficam oito horas por dia na escola e tem a oportunidade de participar de aulas de educação ambiental, xadrez, reforço em matemática e português, além de oficinas.
Um dos destaques da escola é o trabalho que é feito com os alunos e comunidade na horta escolar. Nesse ano, um professor de educação física fica um dia inteiro com os alunos. O profissional fala sobre alimentação saudável, demonstrando a importância de boas práticas alimentares em conjunto com atividades físicas. Outro professor trabalha a educação ambiental no que diz respeito a pesquisas e plantio de mudas. A horta já está sendo preparada para receber mudas de ervas como orégano, salsinha e manjericão.
“Olhar o ser humano de forma integrante, onde várias áreas do conhecimento são trabalhadas entrelaçadas. O diferencial é esse, é a educação voltada para o todo. Temos inclusive um trabalho de economia coletiva, atuante com a comunidade”, contou a diretora da escola, Angélica Domingas.
A escola realiza um bazar e a verba arrecadada é convertida em melhorias para o espaço. Quem tiver roupas para doar, pode entrar em contato com a direção através do telefone 2248-7244.
Nesse ano, o Ministério Público Federal disponibilizou R$ 200 mil para uma reforma na escola, fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado por uma empresa de Petrópolis. A destinação judicial dos recursos será respaldada pela Justiça. As verbas oriundas de TACs feito com empresas e instituições são depositadas em uma conta judicial.
“A intenção é a de montar uma biblioteca comunitária e reformar outros espaços da escola. A organização do cronograma de obras está sendo feita. Ficamos muito felizes com a possibilidade de reforma”, contou Angélica.