Uma análise da obra de Gustav Mahler vista através do antagonismo entre os princípios do prazer e da morte: Eros X Tânatos. A palestra ministrada por Mário Wilmersdorf será realizada no Auditório do Museu Imperial no domingo (03), a partir das 14h. O evento faz parte da programação do 11º Festival de Inverno de Petrópolis promovido pela Dell’Arte e tem entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não-perecível no local do evento.
Considerado o maior sinfonista de toda a história da música, o compositor austríaco realiza em sua obra uma síntese sinfônica das aspirações humanas. A consciência do conflito entre real e ideal que leva à frustração das aspirações do homem. Um idealista diante da vida acossado pela consciência da morte.
O evento denominado “Mahler – o embate de Eros e Tânatos”, com duração média de 2h30min, será ilustrada com diversos vídeos.
A palestra faz parte da programação de Cursos de Extensão Universitária que compõe o Festival de Inverso e é fruto de convênio entre Dell’Arte, Museu Imperial e PUC – Pontifícia Universidade Católica. Também fazem parte dos Cursos, as palestras “Verdi, A voz da reunificação da Itália”, ministrada no domingo, dia 10 de julho às 14h e “Carlos Gomes – Um Compositor Brasileiro” que será ministrada no domingo, dia 17 de julho, a partir das 14h. No término das palestras serão entregues certificados de participação.
Confira a programação completa no site www.dellarte.com.br
03 de julho: domingo
14h – Museu Imperial (Auditório)
Palestra: Mário Wilmersdorf
Mahler: O embate de Eros X Tânatos
Entrada franca mediante doação de 1kg de alimento não-perecível