Cidade

Programa Criança Feliz vai garantir o desenvolvimento integral de crianças desde a gestação

Petrópolis conquistou a verba federal de R$ 45 mil mensais para implantação do programa Criança Feliz no município. A decisão foi publicada em Diário Oficial do dia 30 de agosto, após aprovação da adesão ao programa junto ao Conselho Municipal de Assistência Social. A iniciativa visa promover o desenvolvimento integral das crianças desde a primeira infância, fortalecer os vínculos familiares e garantir a assistência social, promoção da saúde e estímulo escolar.

A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) alcançará 700 famílias que tenham crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O programa tem previsão para início em outubro e a prefeitura deverá definir um comitê gestor para a implantação que irá funcionar em todas as oito unidades do Centro de Referência a Assistência Social (Cras) do município.

“Uma das características da nossa gestão é o trabalho integrado entre as secretarias. A Assistência Social, Saúde e Educação estarão envolvidas para mudar a realidade dessas crianças. O programa orientará as famílias sobre a melhor maneira de estimular os filhos nos estudos, para diminuir a evasão escolar, acompanhamento das gestantes desde o pré-natal, preparando as mães em toda linha de cuidado, além do fortalecimento do vínculo familiar. A iniciativa tem como ponto central a visitação domiciliar que será realizada pelos técnicos da Assistência”, explicou o prefeito Bernardo Rossi.

Por meio de visitas domiciliares, as famílias participantes do Programa Bolsa Família ou do BPC receberão as equipes do Criança Feliz que farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

“Os visitadores serão capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias será rica e constante. Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família. Por conta disso iremos criar um comitê estratégico para mapearmos essas famílias e criarmos o plano de implantação”, anunciou a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

Quintella explica sobre a importância dos estímulos e cuidados até os 6 anos de idade para o desenvolvimento social da criança por toda a vida. “A formação inicial é determinante. O caráter, as competências e a inteligência de uma pessoa são definidos nos primeiros anos de vida. Por isso, é muito importante que a criança receba esse cuidado especial para que se torne um adulto mais preparado”, destacou a secretária.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).