Mais de 40 empresários do setor de gastronomia participaram do encontro, promovido pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), para a apresentação de mais uma edição do Petrópolis Gourmet, que está completando 17 anos. “De Volta às Origens” é o tema que aguçará a criatividade e ousadia dos chefs no preparo dos menus, compostos por entrada, prato principal e sobremesa, que estarão em destaque nos restaurantes participantes entre os dias 11 e 20 de novembro. As fichas de inscrição podem ser preenchidas e enviadas ao escritório do PCVB, que fica na Estrada União e Indústria, 10.337, sala 134, ou para o email pcvb@pcvb.com.br.
“O evento deste ano é uma retomada as raízes da gastronomia, resgatando o prazer de comer alimentos frescos respeitando a sazonalidade que os chefs da região conferem aos pratos. A nossa expectativa é a de superar o número de restaurantes participantes”, destacou o presidente do PCVB, Samir El Ghaoui.
Durante os dez dias do evento, o público poderá conhecer as raízes da gastronomia petropolitana, desde os sabores remotos do período da Estrada Real, passando pela influência da culinária portuguesa, alemã e italiana, até a cozinha contemporânea. No encontro, que aconteceu na Pizzaria Doc, o comitê organizador, formado pelo diretor de gastronomia do PCVB, Christian Cox (Chez Cox Buffet), Vera Oliveira (Restaurante Oliveiras da Serra) e Marco Muller (Duetto’s Bistrô), já anunciou alguns dos ingredientes que podem ser usados nos pratos, como: banana, pêssego, frango, suínos, caça, verduras, feijão, fubá e embutidos.
O evento já conta com o apoio da Prefeitura de Petrópolis e do Sebrae, que ficará responsável pela composição do tradicional Mercado Gourmet que, este ano, será montado no Shopping Vilarejo. Na programação também estão as oficinas gastronômicas, workshops, agito gastronômico nos espaços públicos, a corrida de garçons, o Gourmet no Restaurante Popular e também nas comunidades, além de muitas atrações musicais.
Nesta edição, o Petrópolis Gourmet também irá exercer o seu papel social ao aderir ao Projeto Cardápio Solidário, do Instituto da Criança. “Diversos restaurantes do Rio já participam e é um sucesso. A iniciativa, garante de forma facultativa, a doação de R$ 2 do valor do menu para a causa. Os valores arrecadados serão depois destinados a instituições de Petrópolis”, explicou o empreendedor social Pedro Werneck.
Foto: reprodução de edições anteriores