Cidade

I Encontro de Motociclistas de Petrópolis vai reunir motoclubes para uma motociata pelas ruas do Centro

Com o objetivo de chamar atenção para os altos índices de acidentes de trânsito, a CPTrans preparou uma série de ações para a Semana Nacional de Trânsito, que tem início nesta segunda-feira (18). Um dos destaques da programação é o Encontro da Liberdade 2017, que vai reunir pelo menos 42 motoclubes para uma motociata que segue pelas ruas do Centro Histórico até a Praça da Liberdade.

Programada para o próximo sábado (23), a motociata sairá da Praça Visconde Mauá (Praça da Águia), às 14h, em direção à Rua da Imperatriz, acessando a Rua do Imperador no sentido Praça da Inconfidência e retornando pelo lado ímpar da via até a rua Nelson de Sá Earp. A passagem de motos termina na Praça da Liberdade, local onde os participantes irão fazer uma confraternização em prol da segurança no trânsito.

Dados do hospital de referência em trauma de Petrópolis, o Santa Teresa, apontam que 50,3% dos casos de vítimas de trânsito que dão entrada na unidade de saúde, estavam em uma moto. São 361 vítimas no período de janeiro a agosto, de um total de 718. Há, ainda, outros fatores que contribuem para a este dado, como o crescimento da frota de veículos no município. Em 10 anos, segundo dados do Detran, esse número saltou de 11.988 para quase 25 mil.

Outra ação organizada dentro da Semana de Trânsito também será direcionada aos motociclistas. O Corpo de Bombeiro irá realizar fazer uma simulação de socorro de um acidente envolvendo uma moto e um carro. O evento será na Praça D. Pedro, na próxima quarta-feira (20) a partir das 10h. A ideia é mostrar como os motociclistas são os principais prejudicados neste tipo de acidente.

Semana contará ainda com outras atividades

Quatro cadeirantes vítimas de acidentes de trânsito darão seus depoimentos durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito, nesta segunda-feira (18), às 11h, na Sala Afonso Arinos, no Centro de Cultura.  No encontro, os participantes vão falar sobre a mistura fatal entre bebida e direção que os condenaram às cadeiras de rodas. Ainda na segunda-feira, também haverá uma ação social na Praça da Pedro, a partir do meio-dia. No local, além dos cadeirantes, também haverá distribuição de panfletos, folders, adesivos e um circuito feito com cones e óculos estimulador de embriaguez – que tem como objetivo mostrar o que acontece com o motorista após a ingestão de bebida alcoólica.

Durante a semana, a companhia vai realizar a distribuição de panfletos informativos com seis assuntos envolvendo a prevenção de acidentes no trânsito: a combinação fatal de bebida e direção, a importância do uso de capacete pelos motociclistas, os perigos de utilizar o celular ao volante, a necessidade do uso do cinto de segurança, o respeito à faixa de pedestres e a todos os envolvidos no trânsito e a bicicletas como meio de transporte. Esse material será entregue em diversos pontos da cidade pelas equipes da Companhia, em horários de pico e em locais de grande aglomeração.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).