Educação

Donati Caleri lança dois livros na Casa de Cláudio de Souza nesta sexta

Nesta sexta-feira (6), Donati Caleri lança seus dois novos livros na Casa de Cláudio de Souza, às 18h. As obras “Encontros da Vida Nua – Nos Jardins do Capital” e “Espinosa e Zen Budismo – Beatitude e Iluminação”, com prefácio de Leonardo Boff, são fruto das suas teses de mestrado e doutorado, respectivamente. A entrada é gratuita.

Donati Caleri é formado em Medicina Chinesa pelo Kunshi Institute Boston, nos Estados Unidos. É também formado em Psicologia, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal Fluminense.

O primeiro livro propõe uma reflexão crítica sobre a medicalização da existência, o consumo de terapias, e o cuidado de si. Apostar na criação de mundo a partir da afirmação da vida são algumas das propostas do livro “Encontros da Vida Nua – Nos Jardins do Capital”.

“Utilizamos este título porque nos parece um poderoso dispositivo para pensarmos como estamos produzindo a nossa vida”, comenta Donati, que segue dizendo que a ideia é propor reflexões que, além de evidenciar o processo de medicalização da existência, pudessem sinalizar para modos de se construir uma vida livre em meio aos jardins do capital.

A obra parte de uma crítica aos vetores de construção do “mercado da saúde”, incentivado pela sociedade de consumo. Nela, o leitor é levado a pensar o que leva as pessoas a clamarem por terapias, remédios e tratamentos intermináveis.

Com grande embasamento teórico e anos de clínica baseada na medicina chinesa, Donati apresenta um trabalho atual, com o intuito de repensar muitos conceitos sobre saúde, cuidado de si e o modo de vida na sociedade contemporânea.

Já no segundo livro “Espinosa e Zen Budismo – Beatitude e Iluminação”, Caleri questiona o que haveria em comum na trajetória de Baruch de Espinosa, um dos mais importantes filósofos ocidentais (séc. XVII) e de Siddhartha Gautama, o Buda.

As páginas aproximam a experiência de ambos partindo do conceito de Beatitude, conforme exposto por Espinoza, relacionando-o com a experiência de Iluminação apresentada por Buda. Para dar conta do “indivisível”, Donati se baseia na prática e na vivência desses dois personagens.

“O sentido político de liberdade, que emana das obras dos autores, é um convite para pensar como se está produzindo a própria vida em meio a um mundo que se esmera em produzir servidão. Beatitude e Iluminação são experiências factíveis, políticas e contemporâneas”, acredita o autor.

O prefácio do livro é de Leonardo Boff, que conclui o texto dizendo: “Donati nos introduz, com coragem e elegância, nesse tipo de reflexão. E ele faz de forma convincente e contemporânea”.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade nº 247, ao lado do restaurante Paladar.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).